‘Thanksgiving Day’ será celebrado pelo CNA Jaguariúna com ação beneficente

O ‘Thanksgiving Day’ (Dia de Ação de Graças), uma tradição que vem do tempo colonial e celebrava a colheita antes da chegada do inverno, e que teve origem nos Estados Unidos, onde é a principal comemoração do ano, também será celebrado na região, mas de forma diferente. O CNA Jaguariúna dará um olhar especial à data, e vai promover uma campanha para arrecadar donativos ao Lar Feliz, entidade assistencial também sediada de Jaguariúna.

A ação beneficente pretende envolver os alunos da escola de inglês e a comunidade jaguariunense para a arrecadação de donativos, que serão entregues ao Lar Feliz no dia 28 de novembro. “Nós, do CNA Jaguariúna, queremos desenvolver com nossos alunos e a comunidade a ideia de que ‘dar graças’ pode sim ser uma festa, com um jantar gostoso, em família, como acontece nos EUA e em outros lugares; mas antes de tudo a melhor forma de agradecer é compartilhando com quem mais precisa de nossa ajuda”, comenta Silvia Azevedo, diretora do CNA Jaguariúna.

“Receberemos doações de produtos de higiene pessoal e de limpeza e alimentos não perecíveis até o dia 27 de novembro na nossa escola (à Rua Amapá, 23. Galeria Ramos)”, avisa Silvia.

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. A data tem origem no século 17. De acordo com documentos históricos, em 1.621, a fim de comemorar uma boa colheita de milho após um inverno rigoroso, na cidade de Plymouth, hoje Massachusetts, Estados Unidos (que na época era uma colônia da Inglaterra), o governador da vila organizou uma festa para dar graças (ou ‘Thanksgiving’, em inglês) a Deus pela safra farta.

Na ocasião, peregrinos ingleses que haviam escapado do país de origem por causa de perseguições religiosas e fundado Plymouth dividiram os alimentos, assados e cozidos, feitos à base do milho colhido com índios. A data se tornou feriado nos Estados Unidos em 1.863 por decreto do então presidente Abraham Lincoln.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pela Lei nº 781, no governo Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, um decreto regulamentou as comemorações da Ação de Graças no Brasil, e, no ano seguinte, decidiu-se que ela fosse celebrada no mesmo dia que nos Estados Unidos (na quarta quinta-feira de novembro) e que o Ministério da Justiça fosse encarregado de organizar os festejos da data.

  

Comentários