Trabalhor morre após explosão no tanque de cloro no SAAE de Pedreira

Uma câmera de segurança localizada no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Pedreira (SP) registrou o momento da explosão de um tanque de cloro que passava por manutenção nesta terça-feira (23). Dois profissionais terceirizados trabalhavam no local e um deles morreu no acidente.

Um dos trabalhadores aparece no vídeo com um equipamento que solta faíscas. Ele estava fazendo o serviço no tanque quando a estrutura explode. A imagem é tomada por fumaça. Não é possível ver o trabalhador. O outro profissional, que estava a uma distância pequena do tanque, começou a procurar o colega e só o encontra caído no chão.

A Guarda Municipal informou  que o tanque se deslocou a uma distância de cerca de 50 metros. No vídeo, o tanque desaparece da imagem.

O acidente ocorreu por volta das 19h na estação de tratamento do bairro Vila Santo Antônio. Quando o socorro chegou, o trabalhador que estava com o equipamento já estava morto. A Polícia Científica foi ao local e também foi feita perícia. O outro profissional foi socorrido ao Pronto-Socorro municipal. A causa da explosão ainda será esclarecida.

Segundo o Saee, o homem que morreu era natural de Varginha (MG). Ele tinha 46 anos. A identidade dele não foi divulgada. Já o homem ferido tem 23 anos, também de Varginha, e teve a visão parcialmente comprometida por causa da explosão. Ele chegou à unidade médica em estado de choque.

O local do acidente foi isolado e a movimentação no Saae foi intensa durante toda a noite. Os funcionários são de uma empresa terceirizada em Lambari (MG), que enviou representantes para Pedreira para averiguar o caso.

O barulho intenso da explosão assustou os moradores, que relataram ter sentido o chão tremer a uma distância de cerca de um quilômetro da estação de tratamento

“Pensei que era um avião, um prédio que estava caindo. Um barulho muito feio, entendeu? Muito horrível. Chega tremeu tudo. Achei que era dinamite […] todo mundo se assustou. De longe dava para ver o vapor, aquela cinza branca”, conta o pedreiro Péricles de Souza.

O Saae abriu na manhã desta quarta-feira (24) e informou que o reservatório de cloro (hipoclorito de sódio) usado para fazer a desinfecção da água tratada é o que estava em manutenção.

Devido ao acidente, a estação está trabalhando com menor volume no tratamento de água. A empresa informou que o local precisará passar por uma manutenção para que a capacidade volte ao normal.

Ainda não há informações sobre o desabastecimento de água em bairros da cidade.

 

 

Comentários