Tradição da Folia de Reis acontece em Artur Nogueira

Iniciando os eventos culturais deste ano de 2017, o grupo Luz Divina realizou na noite desta sexta-feira, dia 6 de janeiro,  a tradicional celebração da Folia de Reis, em Artur Nogueira. O evento aconteceu na sede social do Grupo da Terceira Idade Vida Nova, no Balneário Municipal Guilherme Carlini. O grupo formado há três anos, conta com 32 integrantes, que participaram da festividade em homenagem aos Reis Magos, trazendo muita música, fantasias coloridas e religiosidade.

A celebração que mistura tradição e religiosidade começou em frente ao salão de festas da terceira idade, onde foram montados os três arcos representando os três Reis Magos. Com muita cantoria e orações a celebração continuou dentro do salão, onde foi montado um presépio com as figuras do menino Jesus, Maria, José, os Reis Magos e os animais do estábulo. Após a celebração, como era costume fazer nas residências que recebiam a Folia de Reis, foi servido um jantar para todos os presentes. A festa terminou com um baile, animado por um grupo de músicos nogueirenses.

De acordo com o fundador do Luz Divina, Luiz Antônio dos Reis, a celebração tem uma grande importância não só como tradição, considerada folclore no Brasil, mas também como uma celebração religiosa, um momento de evangelização. “O Grupo Folia de Reis foi formado há três anos em Artur Nogueira, mas eu já participo de Folia de Reis há 29 ou 30 anos. Em novembro do ano passado, nós também fizemos uma Congada, com o nome de Divino Espirito Santo. A Congada foi inaugurada na igreja do Divino Espirito Santo em Itapira, mas já fizemos na cidade também. Além disso, nós também participamos de eventos beneficentes, como as quadrilhas na APAE e na Aidan”, contou.

Segundo ele, o que marca a religiosidade da Folia de Reis é o fato dos três Reis Magos terem o privilégio de saber, através da estrela guia, o lugar onde o Menino jesus iria nascer. “Enquanto muitas pessoas costumam se esconder atrás de riquezas, o Menino Jesus nasceu no meio da pobreza, no meio dos animais. Então, muitas pessoas que tiveram fé nos Santos Reis já alcançaram graças em sua vida. Eu mesmo sou um deles. Peço a Deus que abençoe todas as pessoas e que todos tenham mais fé, acreditem mais. Quero nesta mesma época estar novamente com todos, realizando mais uma Folia de Reis”, afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo, Edésio Carlos Lopes, esteve presente na festa de Folia de Reis e falou sobre a importância do evento para a cultura local. “Como secretário de Cultura, uma das minhas maiores vontades é conseguir trazer de volta a verdadeira cultura para a população nogueirense. Como no caso do Grupo Luz Divina, que leva o nome do nosso município para outras cidades da região e para outros estados. Acredito que é esse tipo de cultura e essa fé pura que eles nos trazem que nos leva a querer apoiar cada vez mais a cultura do município”, concluiu.

Matéria: Marilei Barbosa

 

Comentários