Treinamento busca integração entre os setores no combate ao AEDES

Com o objetivo de formar uma integração entre os setores e transformar conhecimento em conscientização para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã dessa quinta-feira, dia 13 de julho, um treinamento com os profissionais da Divisão de Velório e Cemitério, cujo o tema tratado foram as “Arboviroses”.

Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. O vírus é adquirido pelo vetor através do contato com um ser humano ou com um animal contaminado e é transmitido às pessoas durante a picada.

De acordo com o chefe da divisão de Vigilância em Saúde, Carlos André Sanches Coutinho, o Cemitério Municipal é um ponto crítico de controle. “Devido as altas temperaturas e a umidade a equipe da saúde reserva sempre uma atenção especial no local e o treinamento vem de encontro com isso, pois nós ensinamos os 20 funcionários que participaram do treinamento a fazer a eliminação das larvas”, disse ele.

Matéria: Raphael Luna/Foto: Samuel Oliveira

 

Comentários