Trupe Los Lobos Bobos apresenta infantojuvenil Quase de Verdade em Monte Alegre do Sul, Amparo e Pedreira
Crédito Foto: Ale Catan
Espetáculo venceu o prêmio APCA como melhor peça-filme em 2022. Companhia já passou pelas cidades de Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Jaguariúna e Holambra
A Trupe Los Lobos Bobos encerrou seu ciclo de espetáculos infantojuvenis inspirados em obras da escritora Clarice Lispector (1920-1977) com a estreia de Quase de Verdade, vencedor em 2022 do prêmio APCA como melhor peça-filme daquele ano.
E, agora, nos meses de maio e junho, o grupo circula com o espetáculo pelo interior de São Paulo, passando pelas cidades Monte Alegre do Sul (10/6), Amparo (11/6) e Pedreira (12/6).
O trabalho tem direção artística de Débora Duboc, GpeteanH, Petrônio Gontijo, Marco Lima e Carol Badra, que também está no elenco ao lado de Kátia Daher.
“Quase de verdade” é uma aventura contada pelo cachorro Ulisses para Clarice, sua dona que compreende o significado de seus latidos e escreve tudo. O sabido e afetuoso cachorro conta o que está rolando lá no quintal do vizinho.
Ulisses, é muito observador, tem olhar de gente de verdade e descobriu que da união entre o sentimento de inveja e as ideias de más companhias só sai fruto ruim. Foi o que ele viu acontecer com uma grande Figueira que dividia o belo e fértil terreno perto de sua casa, onde havia galos, galinhas, pintinhos e minhocas.
O cão Ulisses e as galinhas desta história, como os bichinhos que povoam os demais livros infantis de Clarice Lispector, foram realmente parte de sua vida, nas diferentes casas em que morou no Brasil, na Itália, na Suíça e na Inglaterra.
É muito interessante como Clarice aborda numa história para crianças as lutas das classes trabalhadoras, através de uma lúdica analogia em que uma figueira opressora explora o trabalho das galinhas. Esse universo infanto-juvenil, transborda para o universo adulto, pois, cada idade terá sua leitura, deleite.
Referências literárias da própria autora apresentam-se de forma despretensiosa como nomes desses animais: O Galo chama-se Ovidio, a Galinha, Odisseia, o Cachorro é Ulisses e outros que povoam essa rica aventura.
Sobre a trupe
Com a montagem do espetáculo de QUASE DE VERDADE a Los Lobos Bobos encerra o ciclo de montagens inspiradas em obras infantojuvenis da escritora Clarice Lispector. A trupe recriou no teatro todos os livros infantojuvenis da autora. A primeira montagem baseada em obra da escritora aconteceu em 2005. O musical A Vida Íntima de Laura foi um grande sucesso de crítica e público e tinha em seu elenco Bianca Rinaldi, Carol Badra, Marcelo Góes, Mariana Melgaço e Eduardo Silva.
Em 2017 o livro A Mulher que Matou os Peixes virou Pescadora de Ilusão na versão da trupe e em cena revesavam-se nas apresentações as atrizes Mel Lisboa, Carol Badra, Kátia Daher e Badú Moraes. Em 2021, a trupe realizou a montagem do espetáculo O Mistério do Coelho Pensante; e devido a pandemia, no formato online nasceu o espetáculo Quase de Verdade com as atrizes Débora Duboc e Carol Badra, vencedor do prêmio APCA 2022.
Para cumprir a contrapartida do edital Lei Paulo Gustavo n°20/2023 difusão cultural a trupe apresenta QUASE DE VERDADE no Circuito das Águas.
Sobre Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu na Ucrania, mas veio para o Brasil ainda bebê. Passou a infância no Recife e de mudou para o Rio de Janeiro aos quinze anos de idade. Clarice amava os animais. Gostava profundamente de quase todos, com duas exceções: não simpatizava muito com ratos e tinha – em suas próprias palavras – um “arcaico terror por baratas”.
Ficha Técnica
Idealização: GpeteanH e Marcelo Raffa’s
Original: Clarice Lispector
Elenco: Carol Badra e Kátia Daher
Direção Artística: Carol Badra, Débora Duboc, GpeteanH, Petrônio Gontijo e Marco Lima.
Direção de Arte, Confecções dos Bonecos e Dramaturgia: Marco Lima.
Direção Musical: Marcelo Pellegrini
Desenho de Luz: Aline Santini
Assistência e operação de luz: Clara Caramez
Operador de Som: Arnaldo D’Ávila
Cenografia: Marco Lima
Figurinos: Carol Badra e Débora Duboc
Coordenação de Produção: Franz Granja
Assistente de Produção: Henrique Gozi
Cenotécnico: Marcelo Andrade
Designer Gráfico: Edu Reyes
Fotografia: Ale Catan
Assistente de fotografia: Rafael Sá
Direção de Produção: Marcelo Raffa’s
CRIAÇÃO: LOS LOBOS BOBOS
Agradecimento especial a Toni Venturi.
Agradecimentos: Leopoldo Pacheco, Bel Gomes, Marize Piva, Claudia Lisboa, Mel Lisboa, Rogerio Romualdo, Eduardo Gomes, Luciana Lyra, Regina Oliva Nunes, Felipe Roseno, Hugo Nakagawa, Tiago Berti, Demétrius Oliveira e Olhar Imaginário.
Sinopse:
“Quase de verdade” é uma aventura muito bem latida pelo cachorro Ulisses para Clarice, sua dona que compreende o significado de seus latidos e escreve tudo. O sabido e afetuoso cachorro conta o que está rolando lá no quintal do vizinho. Ulisses, é muito observador, tem olhar de gente de verdade e descobriu que da união entre o sentimento de inveja e as ideias de más companhias só sai fruto ruim. Foi o que ele viu acontecer com uma grande Figueira que dividia o belo e fértil terreno perto de sua casa, onde havia galos, galinhas, pintinhos e minhocas.
Serviço
Quase de Verdade, da Trupe Los Lobos Bobos
Monte Alegre do Sul
Data: 10/06 (segunda) duas sessões às 10h e às 14h.
Local: Escola Prof. RAUL DE PAIVA CASTRO
Avenida Deputado Narciso Pieroni, 24 Bairro – MOSTARDAS. 13820-972.
Amparo
Data: 11/06 (terça) duas sessões às 10h e às 14h
Local: Escola MARP Pantaleão
Endereço: Bairro rural Pantaleão – Amparo -SP
Pedreira
Data: 12/06 (quarta) duas sessões às 10h e às 14h.
Local: Escola Prof° Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes
R. Norma Desanti Saragiotto, Pedreira – SP, 13920-000