Turismo de Pedreira participa do I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico

O I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico integra uma das metas do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR – Ministério do Turismo) e tem como objetivo gerar um espaço de debate técnico-científico sobre a temática do turismo gastronômico no país.

A primeira edição do Seminário foi realizada em Paraty (RJ), cidade que integra, desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia. Localizada entre a Serra da Bocaina e o mar, Paraty reúne saberes, fazeres e muitas riquezas naturais e culturais. A cidade foi inscrita, em 2019, na Lista do Patrimônio Mundial Misto e está localizada na região conhecida como Costa Verde, praticamente no meio do caminho entre as capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km).

O evento foi realizado de forma híbrida nos dias 28 e 29 de março de 2022 e contou com a participação de expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional. No dia 27 de março, das 17h30 às 19h, foi realizada a Abertura Oficial do evento.

Na segunda-feira, 28, foi realizada a palestra “Um olhar para o futuro – Cenários, Perspectivas e Tendências para o Turismo Gastronômico”, ministrada por Ian Yeoman, Professor da Futuros do Turismo da Te Herenga Waka – Victoria University of Wellington.

A Secretaria Municipal de Turismo de Pedreira se fez presente ao evento por meio da transmissão on-line via Ministério do Turismo representada pelo servidor Adílson Spagiari, que na ocasião destacou que o professor Ian abordou temas e assuntos que nesse momento em que vivemos no pós-pandemia da COVID-19, devemos procurar por alimentos que nos forneçam mais imunidade e recomenda a proporção ideal e as tendências que os consumidores e turistas estarão entendendo sobre o futuro do turismo gastronômico, que haverá momentos em que serão tratados sobre a acessibilidade versus o turismo da comida, voltada para uma alimentação com mais autenticidade, de comida raiz, que promova bem-estar físico e mental.

Segundo o professor Ian, um dos trinta palestrantes nacionais e internacionais, com o crescimento das cidades e dos meios tecnológicos, a Ciência será o centro de nosso futuro, com um mundo globalizado e a realidade das experiências gastronômicas em cada localidade estará em foco, fomentando assim, uma identidade heterogênea local, com turistas que querem experimentar comidas novas, viajar para novos destinos e que traga qualidade nos produtos e experiências e diferenciação na comunidade local com o desenvolvimento de cardápios eficientes e sustentáveis, focados nas esferas ambiental, social, cultural e econômica.

Qual o futuro da comida, dos alimentos e bebidas e o preço justo de uma refeição? Estaremos numa nova era em que irá sobressair as comidas criativas, a importância do bem-estar alimentar para cada organismo, buscando um estilo de vida saudável, contribuindo para uma produção de produtos locais, produzindo de forma ecológica, fortalecendo as feirinhas de produtores locais, criando hortas com vegetais e legumes orgânicos e sobremesas com frutas da própria cidade.

O período da pandemia tem sido uma fase em que muitos empreendedores passaram a usar a cozinha e a comida para criar novos pratos, com uma proliferação de novas receitas e o aumento das vendas, motivando e promovendo a saúde e o bem-estar dos moradores locais e dos seus visitantes.

Pedreira integra o Circuito das Águas Paulista e nessa região podemos encontrar experiências gastronômicas que irão atender a um variado tipo de paladar, com pratos típicos da cozinha mineira, paulista, capixaba, brasileira e internacional, além de encontrar doces, geleias, cachaça artesanal, vinhos e licores.

Visitar as cidades do Circuito das Águas Paulista, segundo Spagiari “é uma verdadeira viagem nos sabores da diversidade gastronômica e das diferentes oportunidades de lazer que faz desse circuito um dos mais atraentes e diferenciados do nosso Estado de São Paulo”.

De acordo com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior “nossa Secretaria de Turismo vem trabalhando dia a dia para proporcionar cada vez mais hospitalidade aos nossos visitantes e turistas e em breve estaremos entregando várias obras que contemplam o setor e melhorando nossos equipamentos turísticos”.

 

 

Comentários