Turismo se reúne com artesãos do município

Um grupo de quase 40 artesãos do município se reuniram na tarde da última quarta-feira, 26, na Casa da Cultura para discutir as ações do setor dentro do planejamento do Turismo em Itapira. O convite foi destinado aos 30 cadastrados no Protur – grupo de maior adesão ao programa – e também aos que ainda não fizeram a inscrição.

O encontro teve início com a entrega de peças para uma mini exposição dos produtos com intuito de demonstrar a variedade da produção artesã itapirense. Em seguida, a responsável pelo Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, Wanella Bitencourt, palestrou sobre “O uso do artesanato como atrativo turístico em Itapira”.

Além de apontar as possibilidades do setor, Wanella falou sobre os planos da secretaria quanto a abertura do Centro de Exposições e explicou o trabalho que cada um deve desempenhar. “Esse encontro tinha como objetivo fazer um intercâmbio entre os artesãos do município, na ocasião cada um teve a oportunidade de se apresentar e conhecer os artigos dos colegas de profissão. Como estamos trabalhando para a formatação de uma governança com setor, esse momento foi determinante para que todos visualizassem o potencial do artesanato local e iniciassem um diálogo para nortear o planejamento do Protur para o setor”.

Essa foi a segunda ação da pasta direcionada ao setor de artesanato do município. A primeira atividade foi a visita técnica na Feira Mega Artesanal em São Paulo no dia 14 de julho. Ao final da reunião, foi definido um grupo de cinco pessoas para ajudar na coordenação do grupo e foram definidas as próximas etapas do trabalho, dentre elas uma visita técnica ao modelo do Espaço do Artesanato em Socorro (SP), com data a ser definida.

“O encontro superou as expectativas de todos pela grande adesão e variedade de materiais produzidos por mãos itapirenses. A partir de agora não existe mais qualquer pensamento com relação a concorrência entre eles. Na verdade a força e união dos produtos de todos farão com que Itapira possa se igualar regionalmente nesse quesito com as demais cidades que já são referencia na área. O Protur tem esse proposito, conscientizar as pessoas ligadas ao turismo de que é possível, mas que depende única e exclusivamente de cada pessoa e sem dúvidas o artesanato local será o maior exemplo desse trabalho”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan.

A Secretaria de Cultura e Turismo agradece a participação de todos e também à Salgados M, que ofereceu o coffee break para os presentes.

Matéria: ASCOM

 

Comentários