UBS muda para Unidade de Saúde da Família e amplia serviços

ubfO status da unidade de saúde do distrito de Martinho Prado Junior vai mudar. Atualmente obedecendo à nomenclatura de Unidade Básica de Saúde, vai passar a denominar-se Unidade de Saúde da Família “Dr. José Aristodemo Pinotti”.

A mudança, que deve ocorrer dentro de uma semana, não será apenas de nomenclatura, mas de perfil da unidade. A secretaria de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, assegura que a população de Martinho Prado vai ganhar muito com a decisão.
Um desses benefícios é o de que “teremos medico o dia todo”, informa Clara. Serão desenvolvidos  programas de promoção em saúde, com médicos e enfermeiros que “farão atendimento aos acamados no domicilio”, completa a secretária.

Em breve também será iniciado o programa de Lian Gong, que é uma atividade de promoção em saúde executada através de exercícios corporais. O programa já é executado em várias unidades de saúde da zona urbana, com excelente aceitação e ótimos resultados.

Clara salienta que a USF cumpre metas diferentes da UBS e pode participar do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), do Ministério da Saúde.

Por esse instrumento, a unidade é submetida a uma avaliação do Ministério da Saúde, o que assegura o repasse de recursos financeiros para serem investidos no processo de trabalho da USF.

Não bastasse isso, acrescenta Clara Almeida Carvalho, uma Unidade de Saúde da Família recebe recursos federais somente por existir, o que não acontece com a UBS. Outra vantagem da USF é que permite receber um medico do Programa Mais Médicos, o qual é pago pelo MS.

A agora Unidade de Saúde da Família de Martinho Prado fica na Rua Benedito de Lima, 460, Jardim Virgínia.

Matéria: Prefeitura de Mogi Guaçu

 

 

Comentários