UBSs da Santa Clara e Martim Francisco passarão a atender até as 21h00
Anúncio foi feito na manhã de hoje pela prefeito Paulo Silva; objetivo é reduzir fila de espera por consultas
O prefeito Paulo Silva anunciou na manhã desta quinta-feira (18), em entrevista coletiva, que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do distrito de Martim Francisco e da Santa Clara, na Zona Norte, passam a atender durante o período noturno a partir do dia 1º de julho, quando essas unidades irão funcionar das 8h00 até as 21h00.
Em Martim, o novo horário estendido acontece as terças e quintas-feiras. Já na Santa Calara, o atendimento noturno passará a ser feito de segunda, quarta e sexta-feira.
O anúncio foi feito no gabinete na presença do secretário municipal da Saúde, Mauro Nunes Júnior, da vice-prefeita Maria Helena Scudeler de Barros, do presidente da Câmara, Cristiano Gaioto, secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal da Saúde e servidores da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).
O prefeito argumentou que a ampliação do atendimento tem, como objetivo principal, reduzir as filas de espera por exames e consultas médicas, além de atender ao público que não pode ir aos postinhos durante o dia. “Especialmente em Martim Francisco, que é um polo populacional mais afastado da cidade”, acrescentou.
Ele disse que com esse projeto piloto, corrige-se um erro histórico em Mogi Mirim, lembrando que num passado recente, já houve funcionamento noturno em algumas unidades de saúde, mas que isso foi descontinuado em administrações anteriores.
Paulo também se comprometeu a ampliar o programa, caso haja uma boa aceitação por parte dos usuários. “Hoje, graças a nossa responsabilidade fiscal, temos condições em investir mais em saúde”, frisou.
Em nome de todos os vereadores, Gaioto agradeceu ao prefeito por mais essa conquista para a população mogimiriana e se comprometeu a continuar, junto com os colegas do Legislativo, a buscar recursos para a Saúde.
O secretário da Saúde fez questão de elogiar o trabalho de sua equipe para viabilizar esse projeto. “São eles (servidores da saúde) os que realmente brilham. Entendem, assim como eu, que nossa prioridade sempre será a do bom acolhimento e atendimento”, ponderou.
Ao final,Daniele Tonietti, diretora da divisão Atenção Primária, voltou a salientar que a abertura dessas UBSs à noite atende a uma população que não pode comparecer às unidades no horário comercial. Danielle, Paulo Silva e Mauro também confirmaram que a Zona Leste, em breve deverá ter uma unidade de funcionamento noturno.