‘Uma Noite nos Museus’ acontece no próximo dia 29

A Secretaria de Cultura e Turismo realiza na próxima quarta-feira, dia 29 de março, das 19h30 às 22h00 o evento “Uma Noite nos Museus”. Neste dia, o Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’, o Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, a Casa Menotti Del Picchia e a Biblioteca Municipal estarão abertos para visitação com atividades especialmente programadas para a data. O objetivo da ação é atrair a população que não possam ir aos equipamentos no seu horário normal de funcionamento e fomentar o hábito de visitação dos museus.

Na Biblioteca Municipal acontecerá a troca de livros. Os interessados poderão levar seus próprios livros e trocar pelos exemplares disponibilizados. “Faremos a troca com exemplares que a Biblioteca recebeu em doações, mas que já existem no acervo”, explicou o diretor de Cultura, Ricardo Pecego.

Na Casa Menotti Del Picchia, os visitantes poderão consultar todo o acervo existente no local e também a exposição ‘Cartas de Menotti’, elaborada especialmente para o evento que trará algumas correspondências trocadas entre o escritor e celebridades da história brasileira.

No Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ a programação conta com a exibição do documentário “Itapira, a Linda”, de 1955 produzido pela Cruzeiro Filmes do Brasil. Logo após, haverá roda de discussão sobre o filme e sobre o filme.

Já no Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ a ação educativa abordará a biodiversidade de animais sinantrópicos. O público alvo serão os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e população em geral, podendo ser estendido para os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais. O desenvolvimento da ação será com a exposição dos animais em bancadas e explicações sobre hábito e ciclo de vida, importância para a saúde, medidas preventivas, contação de histórias e dinâmicas pedagógicas. Todas as ações serão realizadas no espaço externo do museu com a parceria do 5º semestre do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI).

A programação é gratuita e aberta a toda a população.

Programação

Biblioteca Municipal

19h30 às 22h00 – Troca de Livros

Casa Menotti Del Picchia

19h30 às 22h00 – Exposição ‘Cartas de Menotti’

Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’

19h30 às 22h00 – Exibição do documentário “Itapira, a Linda” e roda de conversa

 Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’

19h30 às 22h00 – Exposição e explanação sobre biodiversidade de animais sinantrópicos

 

Comentários