fbpx

‘Uma Noite nos Museus’ atrai perto de 250 pessoas

O evento cultural ‘Uma Noite nos Museus’, realizado na última quarta-feira, dia 29 de março, no Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’, no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, na Casa Menotti Del Picchia e na Biblioteca Municipal reuniu aproximadamente 250 pessoas. As atividades nos quatro equipamentos ocorreram de maneira simultânea no período das 19h30 às 22h00, todas com entrada franca.

Na Casa Menotti Del Picchia, 25 pessoas apreciaram a exposição ‘Cartas de Menotti’, elaborada especialmente para o evento que contém algumas correspondências trocadas entre o escritor e celebridades da história brasileira. Além disso, os visitantes puderam visitar as demais peças que fazem parte do acervo do local.

A exibição do documentário “Itapira – A Linda”, de 1955 produzido pela Cruzeiro Filmes do Brasil, movimentou o Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’. Aproximadamente 30 pessoas formaram a plateia e permaneceram para o bate papo conduzido por Arlindo Bellini, que fez uma breve retrospectiva da história da cidade. Devido a boa repercussão da atividade, já estão sendo estudadas duas novas exibições do filme: uma na Praça Bernardino de Campos e outra em frente a Casa da Cultura. Porém, ainda não há data definida.

Na Biblioteca Municipal, entre 25 e 30 pessoas conferir a primeira edição da Feira de Trocas de Livros, feita exclusivamente com exemplares que são repetidos e já constam nos acervos das duas bibliotecas (central e da Praça CEU). Ao todo, foram 23 trocas efetuadas.

O maior movimento da noite ocorreu no Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’, com participação especial dos alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI), que promoveram exposições sobre a biodiversidade de animais sinantrópicos. O público foi formado por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e população em geral. Por lá passaram mais de 150 pessoas durante o evento.

Na avaliação do secretário de Cultura e Turismo, o evento foi muito positivo, principalmente por se tratar da primeira vez que a programação se estendeu para todos os equipamentos. “O Museu de História Natural já tem uma tradição com esse evento, por isso a grande participação já era esperada. Mas nos surpreendeu de maneira muito positiva a participação do público nas atividades dos demais equipamentos, muitos dos quais estiveram neles pela primeira vez. Foi uma experiência muito boa e que com certeza iremos repetir”, afirmou.

Matéria: ASCOM

  

Comentários