fbpx

Unidade de Saúde da Família do Chaparral vai atender 1.200 famílias

O prefeito Walter Caveanha inaugurou na terça-feira, dia 30, no Jardim Chaparral, a nona Unidade de Saúde da Família de Mogi Guaçu, ampliando para 17 o número de postos médicos da rede municipal, somadas as oito UBS (Unidades Básicas de Saúde) em atividade.

Ao todo, o Setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde conta atualmente com 13 equipes de Saúde da Família, além das nove equipes das UBS.

Concluída este mês, ao custo de R$ 372.103,49, com R$ 117.699,38 de contrapartida da Prefeitura, a USF do Jardim Chaparral atenderá, no mínimo, 1.200 famílias, incluindo as que moram no Jardim Pansani e no Eldorado. A unidade fica localizada na Avenida Custódio Silva Neto.

Walter Caveanha enfatizou que, atualmente, cada equipe atende, em média, 7 mil habitantes, e que Mogi Guaçu deve atingir o ideal de 5 mil habitantes por equipe com mais unidades. Quatro delas, também já concluídas, serão inauguradas nos próximos meses.

O prefeito relembrou quando o primeiro posto de saúde de Mogi Guaçu foi implantado em sua primeira gestão, em 1977, quando Mogi Guaçu tinha apenas 24 mil habitantes. Hoje o Município tem 146 mil habitantes.

O primeiro posto médico da cidade foi instalado na Vila São Carlos, no prédio da Avenida Washington Luís que hoje abriga o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), antigo CAUE.

A nova proposta de atendimento médico básico à população era pouco compreendida à época, dividindo opiniões pela dificuldade de se distinguir o processo curativo do preventivo. Mas, com o passar do tempo, convencionou-se a importância da medicina preventiva, que é o foco principal das UBS e USF.

O ato de inauguração da USF do Jardim Chaparral contou com a presença da primeira-dama Maria Amélia Franco de Oliveira Caveanha, do vice-prefeito Marçal Georges Damião e da secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho.

Além do prefeito, do vice e da secretária de Saúde, o vereador Luciano Firmino Vieira também fez um pronunciamento na cerimônia e destacou que Mogi Guaçu oferece hoje o melhor serviço de saúde pública municipal da região, chegando a atender, inclusive, paciente de Monte Sião, cidade do sul de Minas Gerais, como relatou.

Estiveram presentes ao ato os vereadores Jeferson Luís e Daniel Rossi, secretários municipais, coordenadores da Saúde, o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Acinésio da Silva Domingos, e moradores.

  

Comentários