Unidades de Saúde trabalham na prevenção ao suicídio durante o “Setembro Amarelo”

A rede municipal de Saúde de Jaguariúna está participando da campanha de conscientização “Setembro Amarelo”, uma iniciativa que busca a prevenção ao suicídio e acontece em todo o Brasil desde 2013.

Para tanto, de acordo com a secretária Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) estão decoradas com a cor amarela da campanha, que é para chamar atenção sobre o tema e alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, investindo em formas de prevenção.

As ações envolvem reuniões e conversas com vários tipos de públicos e faixas etárias, uma vez que o problema não se concentra em nenhuma parcela específica da população, mas tem acometido, cada vez mais, os jovens e adolescentes. O lema da campanha nacional é “Lutar contra o Suicídio é também lutar pela Saúde Mental da população”.

“Elaboramos ações para que os profissionais fiquem mais preparados para lidar com o assunto e possam melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários de uma maneira eficiente, humanizada e ética. Trabalhamos com a prevenção ao suicídio durante o ano todo nas atividades diárias da saúde, mas neste mês de setembro, em especial, faremos abordagens com os usuários, orientando-os nas UBS’s e demais estabelecimentos da rede”, explica a secretária de Saúde.

Cronograma do “SETEMBRO AMARELO”

26/09 (terça-feira) – às 8h30h, no Auditório da Educação: Reflexões acerca do tema suicídio no contexto escolar (Medidas Preventivas para os agentes educacionais e supervisores da educação infantil) – Responsáveis: Psicólogas Daniela Marinho e Janaina Antunes

26/09 (terça-feira) – às 10h, na USF Florianópolis

Falar para prevenir, conhecer para tratar: Roda de conversa com os ACS’s – Responsáveis: Andréia Mellilo, Rita de Cassia Gigilas e Tatiana Dalla Rosa.

27/09 (quarta-feira) – às 8h30h, na Central de Ambulância

Falar para prevenir, conhecer para tratar: Roda de conversa com os motoristas – Responsáveis: Andréia Mellilo, Rita de Cassia Gigillas e Tatiana Dalla Rosa.

27/09 (quarta-feira) – às 10h30h, no Centro Dia do Idoso

A arte de ouvir e falar acerca do suicídio: Roda de conversa com os idosos – Responsáveis: Andréia Mellilo, Rita de Cassia Gigilas e Tatiana Dalla Rosa.

28/09 (quinta-feira) – na Sala de Reunião do Hospital Walter Ferrari 1º Encontro dos Profissionais da Saúde no Setembro Amarelo

9h – Primeiros Socorros Psicológicos – Professora Doutora Ticiana Paiva de Vasconcelos (docente do curso de Psicologia da UNISAL e diretora-fundadora do APICE – Atenção Psicológica).

14h – Drogas e Suicídio – Tayani Mara da Silva (Enfermeira do CAPS Dr. Cândido Ferreira, de Campinas) – Responsáveis: Andréia Mellilo, Rita de Cassia Gigilas, Luiz Kunter e Tatiana Dalla Rosa.

Matéria: ASCOM

  

Comentários