USF Fantinato já faz exame do pezinho em recém-nascidos

A USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Fantinato está executando o Exame do Pezinho em bebês recém-nascidos, capaz de detectar doenças que afetam o sangue. É um novo serviço que a unidade passa a oferecer aos moradores da região, buscando assegurar saúde à criança e à mãe, que recebe toda orientação necessária. No mesmo ato, bebê e mãe recebem vacinação.

O teste do pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. É importante fazer o teste do pezinho em todos os bebês recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde.

O teste do pezinho básico é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), podendo ser feito gratuitamente em qualquer unidade de saúde. O exame é obrigatório por lei em todo o território nacional. A Unidade de Saúde da Família Fantinato fica na Rua Aristides Papa, 400, no bairro do Jardim Fantinato.

Matéria: Prefeitura de Mogi Guaçu

13443191_676766672463896_2046773284535471767_o

 

Comentários