Vacinação contra raiva animal em Jaguariúna tem terceiro dia de campanha neste sábado (23/11)

Após ter vacinado 2.859 animais domésticos, sendo 2.398 cães e 461 gatos nos dois primeiros dias da campanha, a Prefeitura de Jaguariúna realiza neste sábado, 23 de novembro, o terceiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica (contra a raiva animal) na cidade. O lema de 2019 é “Não deixe a raiva matar seu amor” e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão a postos nos vários postos de vacinação espalhados pelos locais já conhecidos pela população.

Vale lembrar que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar em Jaguariúna 5.820 cães (80 % da população existente) e 1.001 gatos (100%). Para que isso seja possível, além da vacinação deste sábado (23/11) a campanha terminará no dia 7 de dezembro. No entanto, o médico veterinário da Secretaria de Saúde, Dr. José Eduardo Chaib de Moraes, recomenda: quem tem animal doméstico em casa e ainda não o vacinou, não deve deixar para a última hora.

“Vacinar os animais contra raiva é um ato de respeito à saúde coletiva, pois evita e previne contra a transmissão da raiva aos humanos”, incentiva o veterinário. A recomendação é para que os donos dos animais levem o Cartão Cidadão. E se o cão for feroz, deve ser conduzido por pessoa adulta e estar com coleira e focinheira. Detalhe: a Secretaria de Saúde não fornecerá doses de vacinas para aplicação em casa. Os locais e horários de vacinação estão em destaque no site da Prefeitura: www.jaguariuna.sp.gov.br

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira/Arquivo PMJ

 

Comentários