Vai assistir ao jogo do Brasil, fora de casa? No trabalho, ou locais público? Não passe vergonha! Veja como se comportar

O Brasil entra em campo nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, em sua estreia na Copa do Mundo.

Os dias de jogo do Brasil não são considerados feriados, mas as empresas têm liberdade para dispensar seus funcionários ou de mudar os horários de trabalho. Mas muitas costumam permitir que os colaboradores assistam aos jogos no ambiente e trabalho e até reservam um espaço só para que todos possam ver as partidas juntos.

E aí vem a pergunta: o que pode e o que não pode fazer nessas situações?

Pode usar camisa de time no trabalho?

Depende. Bruna Ecker, advogada trabalhista na Biolchi Empresarial, orienta que os funcionários só usem a camisa com autorização da empresa para evitar problemas.

“Depende da política de cada empresa, seu ramo de atuação, e as normativas internas estabelecidas pela companhia. Mas, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cabe ao empregador definir o padrão de vestimentas no ambiente de trabalho”, explica.

Há empresas que usam uniforme e outras em que camisas de futebol são proibidas.

“De forma excepcional, os empregadores podem optar por liberar a utilização das camisetas durante os jogos da seleção brasileira, principalmente nas empresas em que haverá a paralisação das atividades com a transmissão dos jogos nas dependências da companhia”, diz a advogada.

Bruna Ecker aconselha que, ao fim da partida, o colaborador volte a fazer uso da vestimenta adequada para a função que desempenha.

Pode beber durante os jogos?

Apenas se a empresa liberar bebidas alcoólicas.

“Pode beber com a autorização da empresa e com moderação. Nesse caso, quem for assistir aos jogos fora da empresa, mas precisa voltar para completar o expediente, deve tomar cuidado para não exagerar e se manter em condições de trabalhar”, explica Tábata Silva, gerente do Empregos.com.br.

Como torcer? Pode comemorar gols?

Pode torcer, é claro, mas sem excessos. “É preciso cuidar da sua marca pessoal. O ambiente de trabalho não é adequado para falar palavrões, por exemplo. Aproveite o momento de descontração com os colegas, mas fique atento com a sua postura profissional”, aconselha Tábata.

Qual é a dica para as empresas?

Se não for possível dispensar o funcionário, é importante ter regras definidas para que todos se divirtam no momento do jogo.

“Alguns segmentos como comércio e serviços não costumam parar as atividades, por causa da alta demanda da época. Não há soluções prontas para casos como este. É importante tentar buscar um consenso entre as necessidades da empresa e o desejo dos colaboradores, sem comprometer a produtividade”, afirma Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de emprego Trampolim.

Fonte: G1

 

Comentários