Valdeci recebe prêmio “Prefeito amigo da criança” em Brasília

O prefeito conchalense, Valdeci Lourenço, recebeu, pela segunda vez, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, em Brasília, o prêmio Prefeito Amigo da Criança. A primeira foi na gestão de 2005 a 2008, oportunidade em que recebeu também o prêmio Destaque Nacional.

A solenidade de premiação foi realizada na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Anexo II – Brasília/DF).

Dos 1.543 municípios que se comprometeram com o programa Prefeito Amigo da Criança na gestão 2013-2016, apenas 102 municípios foram reconhecidos e dentre eles, Conchal. O prêmio mobiliza os prefeitos para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e garantam recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do município. Ele é concedido pela Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos reconhecida em todo o Brasil pelo trabalho em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes.

De acordo com a Fundação Abrinq, nessa edição, participaram como finalistas do processo de avaliação 437 municípios, destes, 102 Prefeitos receberam o Reconhecimento Pleno – prêmio de maior relevância para o Programa. Entre os 102, seis administradores serão Destaque Nacional, aqueles que além de cumprirem as metas da categoria do Reconhecimento Pleno, se diferenciaram dos demais. Também cinco gestores irão receber o prêmio de Boas Práticas, premiação paralela que valoriza iniciativas pontuais.

Durante o processo de avaliação para o reconhecimento, foram considerados os seguintes temas: Formulação e institucionalização do Plano Municipal para Infância e Adolescência; Execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência; Ampliação da destinação orçamentária; Promoção de vidas saudáveis; Acesso à educação de qualidade e Proteção contra maus-tratos, exploração e violência e Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

Desde sua primeira edição o Programa já mobilizou mais de seis mil prefeitos. A participação é voluntária e reflete o compromisso dos municípios brasileiros com as políticas para infância e adolescência.

Matéria: Prefeitura de Conchal

 

Comentários