Varredura auxilia no combate à perda de água

O trabalho da equipe de Controle de Perdas do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim é constante. Para identificar vazamentos nas redes de distribuição de água tratada, que na maioria das vezes não são visíveis, os servidores realizam uma varredura diária que abrange todas as regiões do município.

A verificação começa por regiões onde há ocorrências que possam indicar vazamentos, como falta de água ou baixa pressão. Ou, quando não há indícios, a equipe realiza a busca casa a casa, sempre pelo lado de fora do imóvel, por toda a cidade.

Primeiro é feita uma verificação usando uma haste de escuta, equipamento que emite uma vibração em contato com o cavalete, com a qual a equipe identifica ruídos que possam indicar algum tipo de vazamento. 

Após a primeira verificação, é usado o geofone, um aparelho eletrônico, para medir a intensidade do ruído e chegar o mais próximo ao local onde o nível é mais elevado, ou seja, o local do possível vazamento. Nesse ponto é feita uma pequena perfuração e usada a sonda para verificar se há umidade ou barro, comprovando o vazamento.

Depois de comprovado o vazamento na rede é feita uma demarcação com tinta na área onde a intensidade do ruído é maior, identificando o local para a equipe de manutenção realizar o reparo na tubulação. Trabalho constante dos servidores, minimizando as perdas de água e ajudando a preservar um recurso essencial para a vida.

 

Comentários