Vereadoras participam da criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública

A presidente da Câmara de Holambra, Naiara Hendrikx, e a vereadora Jacinta Heijden participaram na última sexta-feira, dia 5, em Americana, da reunião do Parlamento Metropolitano da RMC que aprovou a criação da Frente Parlamentar de Segurança Pública. A iniciativa tem como objetivo discutir soluções integradas voltadas à área de segurança, apontada pelos vereadores da RMC como um dos principais problemas regionais. A frente será presidida pelo presidente da Câmara de Americana, delegado Alfredo Ondas.

Durante o encontro, o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, falou sobre a experiência de sucesso do município no setor, que em 4 anos reduziu os índices de criminalidade em 70%. Números da Secretaria se Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que em 2016 a taxa de homicídios em Indaiatuba foi 4 vezes menor se comparada a do estado, enquanto que o índice de furto e roubo de veículos foi 3 vezes menor na mesma comparação.

De acordo com o secretário, foi necessário investir em tecnologia, principalmente relacionada a videomonitoramento e softwares inteligentes. Além disso, foram desenvolvidos projetos para envolver a comunidade, como o “Câmera Cidadã”, que mantém um cadastro de câmeras particulares que colaboram com o rastreamento de suspeitos em caso de ocorrências.

Reação dos Parlamentos

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Cauê Macris, participou do encontro e deu enfoque ao momento de descrédito político vivido pelos parlamentos municipais, regionais, estaduais e federal. De acordo com Cauê, é preciso reagir: “é momento de discutir e avaliar qual nossa real função e realizar ações concretas que impactem na vida da sociedade”, avaliou Macris. Segundo o deputado, três pilares básicos são fundamentais para aproximar novamente os parlamentares da sociedade: inovação, transparência e austeridade.

Além de Naiara Hendrikx e Alfredo Ondas, participaram da reunião os presidentes Hélio Ribeiro (Indaiatuba, presidente do Parlamento Metropolitano), Kadu Garçom (Santa Bárbara d’Oeste), Nil Ramos (Vinhedo), Carla Lucena (Nova Odessa), Edimilson Marcelo Afonso (Hortolândia), Horishi Bando (Itatiba), Júlio César de Moraes (Morungaba), Waltinho Assis (Monte Mor) e Lorival Messias (presidente de honra do Parlamento), além de vereadores dos 20 municípios que compõem a RMC.

A próxima reunião do Parlamento Metropolitano acontecerá no dia 2 de junho, na Câmara Municipal de Vinhedo.

Matéria: ASCOM

 

Comentários