Vereadores de Amparo aprovam projeto para conscientização sobre depressão na infância e na adolescência

De autoria do vereador Edilson Santos (DEM), o Projeto de Lei n° 61/2022 institui a campanha de ‘Conscientização sobre a Depressão na Infância e na Adolescência’. A discussão e aprovação aconteceu na sessão do dia 12 de setembro. “O objetivo é promover ações educativas para orientar a população sobre o tema, ampliando a informação sobre causas, sintomas e meios de prevenir e tratar”, resumiu o autor.

O projeto também detalha que a depressão é um distúrbio caracterizado, principalmente, pela tristeza e desânimo para realização de atividades rotineiras. “No caso de crianças, pode ser observada no desânimo em brincar, socializar, alimentar, fácil irritação e até agressividade. A principal importância da Lei é trabalhar com conjunto, sociedade e poder público, associações e instituições, para reverter a tendência desse quadro, que não é bom para o nosso futuro “, declara Edilson.

A vereadora Silvia Forato (PT) parabenizou pela proposta e destacou: “Eu, como professora, sei o quanto essa questão precisa ser discutida e esses atendimentos acompanhados. Fazemos bastantes encaminhamentos e, durante a pandemia, isso aumentou. Chamar a atenção para a depressão infantil é fundamental”, disse.

Só em 2021, os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentam salto de 4,5% para 8% de casos de depressão na faixa entre 6 e 12 anos, nos últimos dez anos.

Estavam presentes na sessão os vereadores André de Oliveira (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Carlos Cazotti (MDB), Edilson Santos (DEM), Edilson José (Dil – PSD), Pastor Elson Batista (PL), Farlin Conrado (MDB), Janaina Pereira (PDT), Osmar Dorigan (MDB), Luiz Carlos de Oliveira (Carlitinho – PSDB), Rosa Montini (PSDB) e Silvia Forato (PT).

 

 

Comentários