Vereadores prestigiam festividades do Dia do Rei

Os vereadores holambrenses Pedro Weel, Jesus Aparecido(Jesus da Farmácia), Jacinta Heijden, Aparecido Lopes(Cido Urso), Sebastião Ribeiro(Tiãozinho) e José Zan(Zé Cabelo) participaram no último domingo, dia 24 de abril, das festividades do Dia do Rei, realizadas junto ao moinho Povos Unidos. Jacinta, Cido, Tiãozinho e Zé Cabelo inclusive competiram na Corrida do Rei, prova de pedestrianismo que abriu as comemorações.

Em conjunto com o prefeito Fernando Fiori de Godoy e a vice-prefeita Naiara Hendrikx, autoridades convidadas, moradores e turistas, os vereadores puderam acompanhar apresentações culturais como o grupo de gaiteiros holandeses, fanfarra Amigos de Holambra, grupo de dança folclórica e orquestra de viola caipira. O já tradicional café com bolo também fez parte da programação.

Entre as autoridades, estiveram presentes o cônsul geral dos Países Baixos em São Paulo, Cor van Honk, o secretário de turismo do estado de São Paulo, Beto Tricoli, e o deputado estadual Chico Sardelli, além do colaborador benemérito da fanfarra Amigos de Holambra, Ab van Dijk. Durante a solenidade oficial do evento, foi inaugurada estátua de Piet Schoenmaker em reconhecimento a suas ações na divulgação turística do município. O engenheiro e arquiteto Jan Heijdra, responsável pela construção do moinho Povos Unidos, também foi homenageado.

Representando o Legislativo, o presidente da Câmara, Pedro Weel, lembrou que a festa do Rei (eventualmente da Rainha) é tradicionalmente realizada na Holanda com muita música, festa nas ruas e mercados de pulgas. Ele destacou ainda os laços que unem Brasil e Holanda, como comércio, tecnologia, história e cultura.

“Desde a vinda dos primeiros holandeses para a então Fazenda Ribeirão iniciou-se a integração com os brasileiros, um povo alegre e hospitaleiro. Enquanto os brasileiros ensinavam sobre o novo país aos imigrantes, os holandeses contribuíram com o cultivo de flores, tecnologia hídrica, eólica e cooperativismo”, disse Pedro Weel. E concluiu: ”o dia do Rei é um evento que celebra a raiz holandesa em um país brasileiro, mantendo a riqueza da diversidade e as tradições.

 

Comentários