Vida Mais cria horta 100% orgânica e cultivada por associados

Plantio inicial acontece nesta semana na sede da instituição

O Centro do Idoso Vida Mais conta com uma novidade muito bacana em suas instalações: uma horta comunitária e 100% orgânica, que reúne diversos tipos de hortaliças. A hortinha ganhou suas primeiras mudas na tarde de terça-feira (24), plantadas por diversos associados da instituição sediada na Vila Penha do Rio do Peixe.

O objetivo é criar uma atividade a mais aos idosos que têm interesse em cuidar da horta, plantando e colhendo os mais diversos tipos de alimentos em uma prática saudável e sustentável. O plantio inicial contou com a presença da paisagista Carla Pacheco Sequeira, da Manacá Eventos e Paisagismo, que contribuiu de forma voluntária fornecendo instruções e orientações sobre os corretos procedimentos de cultivo.

Foram plantadas mudas de três tipos de alface – crespa, roxa e americana, além de almeirão, rúcula, rabanete, beterraba, couve, repolho, cebolinha e salsinha. “Percebemos que os idosos ficaram muito empolgados com a horta. Vários deles já haviam pedido um espaço para cultivo de hortaliças, então resolvemos criar a estrutura e oferecer a eles a oportunidade de cuidar de tudo, desde o plantio até a colheita”, comentou a gerente do Vida Mais, Fernanda Schnitzer.

Além dela, os diretores do Vida Mais, Fernando Schnitzer, Marisa Schnitzer, Roberto Colosso e Maria Aparecida Martins Colosso também acompanharam o primeiro plantio. De acordo com Fernanda, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção do bem estar e da qualidade de vida. “É uma prática muito prazerosa para todos nós. Já nestes primeiros dias, percebemos um grande carinho dos idosos com a hortinha. Eles cuidam, regam, estão muito animados. E depois poderão levar as verduras para casa, totalmente livre de quaisquer produtos agrotóxicos”, finalizou.

O Centro do Idoso Vida Mais fica na Rua Farmacêutico Antônio Serra, 345, Vila Penha do Rio do Peixe. O espaço atende gratuitamente homens e mulheres com idade superior a 60 anos, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar com a oferta de atividades como hidroginástica, música, movimento e relaxamento, inclusão digital, exercícios de memória, ginástica, dança, artesanato, gerontologia, além de palestras, sessões de cinema e eventos festivos.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 18h00. A associação é mantida pela iniciativa privada com apoio de voluntários e colaboradores.  É possível contribuir com as atividades por meio de doações financeiras ou de serviços e produtos utilizados no dia-a-dia. Mais informações pelo site www.vidamaisitapira.com.br, pelo e-mail nanda@vidamaisitapira.com.br ou pelo telefone (19) 3843-7848.

 

Comentários