Vigilância Epidemiológica promove palestra sobre tuberculose

Na tarde desta quarta-feira, dia 27 de julho, a Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu promoveu uma palestra sobre tuberculose. O encontro foi realizado no auditória das Faculdades Integradas Maria Imaculada, no Centro, e reuniu representantes de entidades e de órgãos municipais.

A palestra foi ministrada pela médica infectologista Nathalie Marcon Uski e teve como intuito sanar as principais dúvidas e despertar o conhecimento dos participantes sobre a tuberculose. A palestra abordou os sintomas da doença e a prevenção, indicando quais serviços de saúde o munícipe deve procurar.

“Foi um encontro muito produtivo, pois conseguimos divulgar para as entidades e servidores sobre um assunto que tem uma importância pelo olhar da epidemiologia. Atualmente, a VE acompanha 14 pacientes que estão em tratamento, sendo que cinco são pessoas em situação de rua”, comentou Tathiana Póvoa de Faria, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Segundo o Portal da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública.  A cada ano, são notificados cerca de 70 mil casos novos.

 

Comentários