Vila do Artesanato é selecionado para concurso nacional que premia destaques no setor turístico

A Vila do Artesanato de Itapira, que completa um ano de atividades no próximo dia 8, foi habilitada para concorrer ao Prêmio Nacional do Turismo 2018 – Iniciativas e Casos de Sucesso, promovido pelo Ministério do Turismo. O Ministério do Turismo habilitou 208 das 241 propostas de todo o Brasil. “Essa habilitação para concorrer ao prêmio é motivo de muita satisfação porque comprova que a Vila do Artesanato é um caso de sucesso em nosso município e com muito potencial de crescimento. Para nós, já é uma grande conquista”, comemorou o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan.

O edital foi dividido em sete categorias: monitoramento e avaliação do turismo; qualificação e formalização no turismo; valorização do patrimônio pelo turismo; turismo de base local e produção associada ao turismo; turismo social; inovação tecnológica no turismo; e marketing e apoio à comercialização do turismo. A Vila do Artesanato entrou na categoria ‘turismo de base local e produção associada ao turismo’.

As propostas inscritas foram habilitadas na fase inicial, de caráter eliminatório, que consistiu na verificação da documentação solicitada pelo edital. A classificação de três finalistas por categoria ainda vai passar pela análise meritória e também eliminatória das iniciativas e os finalistas serão anunciados em 28 de novembro.  Disputam o prêmio instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

As iniciativas homologadas obedecem aos critérios adotados para a premiação, como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses. Outro critério para o caso de sucesso ter sido aceito pela comissão julgadora foi a apresentação de resultados de mensuração de impactos diretos ou indiretos no turismo.

A seleção final será apresentada em cerimônia de premiação, quando serão divulgadas as propostas melhor classificadas nas sete categorias. O Prêmio Nacional do Turismo 2018 – Iniciativas e Casos de Sucesso tem caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedido na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada categoria, e certificados, entregues aos finalistas. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. A lista completa de propostas inscritas e habilitadas pode ser consultada no link https://goo.gl/NuGfoW.

Fonte: ASCOM

 

Comentários