Zeskamp chega a sua 38° Edição

A tradicional competição esportiva que reúne integrantes das colônias holandesas do Brasil, o Zeskamp, acontece de 20 a 24 de Julho na colônia de Campos de Holambra e espera reunir cerca de 1200 pessoas das seis colônias participantes, Castrolanda, Carambeí, Arapoti, Holambra, Campos de Holambra e Não-Me-Toque, além de visitantes e torcedores.

O Zeskamp acontece uma vez por ano, sempre no mês de julho e a cada ano em uma colônia diferente, em 2015, O Clube Fazenda Ribeirão em Holambra foi sede das competições, consagrando a cidade das flores como a grande campeã. Além dos esportes tradicionais, como vôlei e futebol, são disputadas também provas tradicionais na Holanda.

“Este ano faremos varias mudanças para aumentar a integração entre as colônias, por exemplo, todas as noites duas colônias, juntas, irão oferecer uma refeição para todos os participantes e após o encerramento dos Jogos no Sábado, todos serão reunidos para uma grande confraternização na tenda principal”, explicou Vanessa Van Melis, voluntária do Zeskamp.

Maiores informações através do site, que foi todo repaginado, www.zeskamp.com.br ou pelo telefone (14) 99798-0369 ou pelo email: vanessa_melis@hotmail.com.

Curiosidades

Muitas colônias não tinham ginásios e quadras, então a sacaria nos barracões de armazenamento de grãos era empilhada e as marcações das quadras feitas com cal.

No inicio, os integrantes dormiam nas casas de família da colônia, pois não havia alojamento e muito menos acampamento.

Além dos hoje tradicionais jogos de vôlei, Futebol e tênis, o evento já contou com atletismo, corrida de diversas distâncias, lançamentos e salto a distância, também disputa de xadrez, de natação, de Klaverjas, bocha e basquete.

Nos primeiros anos eram apenas dois dias, não havia jogos esportivos, na sexta acontecia à recepção dos visitantes e no sábado o Jogo do Zeskamp era a estrela do evento, havia também uma missa/culto de encerramento no domingo pela manhã.

Matéria: Amanda Sisti

 

Comentários