Zoonoses vacinou mais de 29 mil animais contra a raiva

A campanha de vacinação contra a raiva animal realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) imunizou 29.328 cães e gatos no município, desse total 4.469 foram animais de zona rural da cidade. A estimativa do CCZ é de que Mogi Guaçu possui uma população de 32 mil cães e gatos. Na campanha de 2016 foram vacinados 11.062 cães machos, 11.420 cães fêmeas, 3.416 gatos machos e 3.430 gatos fêmeas.

Caso algum dono de cão e gato não tenha participado da campanha, por não estar presente na residência no dia em que os profissionais do Zoonoses passaram pela região, é só levar o animal até a sede do CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses fica situado na Estrada Municipal Luciano Gonçalves Ferreira, n° 711 – Jardim Alvorada. O horário de atendimento ao público é das 7h30 às 16h30.

Campanha 2017
De acordo com o Zoonoses ainda não há uma confirmação se em 2017 haverá uma nova campanha antirrábica na cidade. O CCZ está aguardando a definição do Departamento Regional de Saúde de São João da Boa Vista, pois as doses da vacina são enviadas através do departamento.
O CCZ tem esperança de que a liberação das vacinas sejam feitas, assim como aconteceu em anos anteriores, e que a campanha possa se iniciar em meados do mês de março.

A doença
A raiva é uma doença provocada por vírus e caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida pelo cão, gato, rato, bovino, equino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

vacinacao-antirrabica-3

Foram imunizados um total de 22.482 cães e 6.846 gatos

 

Comentários