13ª Feteps está no ar com mostra virtual de projetos de alunos

Evento online conta com 66 projetos de estudantes das Etecs e Fatecs, inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

A 13ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) já está online. Ao todo, a mostra conta com 66 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, que vão ficar expostos até 24 de novembro. Os projetos premiados serão divulgados em 1º de dezembro.

Entre as novidades desta edição está a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para nortear os projetos, que devem apresentar uma resposta a essas metas. No passado, os trabalhos tinham de se encaixar em um dos 11 eixos temáticos definidos pela organização.

“Essa nova abordagem dos projetos mostra a sintonia entre a organização da Feteps e as demandas do mundo real. Tenho certeza de que nossos alunos trarão contribuições preciosas para a sustentabilidade do planeta”, afirma a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.

Inspirados no ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), as alunas Catarina Freitas, Larissa Vadillo e Mariana Patiri, da Etec Bento Quirino, de Campinas, desenvolveram o protótipo de um aplicativo de proteção a minorias, que dispara alarmes para delegacias em casos de violência e informa sobre instituições de assistência às vítimas.

Já na Fatec Itu, os alunos Matheus da Costa e Rafael Charnoski desenvolveram um protótipo de horta vertical, ideal para ser cultivada em espaços reduzidos – o projeto foi inspirado no ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável).

Outra novidade da edição é que os alunos passaram a ser os protagonistas de sua participação no evento e ficaram com a responsabilidade de escolher a equipe e o orientador e propor um tema. Diferentemente do que era feito, foi possível formar times compostos por estudantes de unidades e cursos diferentes e juntar no mesmo grupo estudantes de Etecs e Fatecs.

 

Comentários