32,9 mil livros com suástica na capa começam a ser retirados de escolas municipais de Campinas

Os livros sobre o abolicionista Luiz Gama, que saíram com uma impressão de suástica na capa, começaram a ser retirados das escolas da rede municipal de Campinas (SP) nesta segunda-feira (28). A determinação foi do governo municipal, depois do caso ganhar repercussão nas redes sociais por meio da denúncia e requerimento de uma vereadora. No total, 32,9 mil exemplares serão removidos de circulação.

Os livros foram distribuídos à estudantes do Ensino Fundamental II. Na impressão, a suástica está em azul do lado direito da capa. A assessoria da parlamentar diz que ela foi alertada por professores que tiveram contato com a obra. A retirada foi confirmada ao g1 pela prefeitura e a editora responsável.

A editora admitiu o erro, se desculpou e disse que os livros já estavam sendo levados à Secretaria de Educação de Campinas. Veja abaixo detalhes.

Poeta, jornalistas e advogado, Luiz Gama é considerado um dos principais ativistas pela abolição da escravidão no país e foi responsável pela libertação de pelo menos 500 escravos. Ele nasceu em 1.830, filho de uma escrava liberta com um descendente de portugueses, e foi vendido como escravo pelo próprio pai quando tinha 10 anos. Em 2021, ele foi o primeiro brasileiro negro a ser homenageado pela Universidade de São Paulo (USP) com o título Doutor Honoris Causa desde que foi criado.

O que diz a editora?

A Editora Mostarda admitiu o erro pela impressão, alegou que houve um erro no corte da imagem usada e que o problema foi em parte da produção, uma vez que, segundo a assessoria, a versão em braile não apresentou a suástica. O livro também já foi retirado das vendas. Veja abaixo a íntegra.

Em site oficial, a editora apresenta como missão o objetivo de “buscar constantemente, através da ferramenta livro, difundir e desenvolver o hábito da leitura, propondo a mudança na vida das pessoas, quebrando barreiras e preconceitos”. A coleção Black Power reúne também biografias de Martin Luther King, Rosa Parks, Nelson Mandela, Barack Obama, Carolina Maria de Jesus, Alice Walker, Angela Davis, Conceição Evaristo, Laudelina, Malcom X, e a de Dandara e Zumbi.

 

Comentários