4ª oficina da Aprecesp debate Governança

Realizado na manhã da última quinta-feira, dia 13 de julho, em Atibaia (SP), o 4º workshop de capacitação em turismo para profissionais das administrações municipais promovido pelo Senac e pela Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo) trouxe como tema “Governança integrada e compartilhada: Como desenvolver e potencializar os recursos locais”.

Estiveram presentes as estâncias Socorro, Embu das Artes, São Roque, Salto, Salesópolis, Ribeirão Pires, Poá, Morungaba, Monte Alegre do Sul, Joanópolis, Itu, Ibiúna, Holambra, Embu das Artes, Bragança Paulista, Atibaia, Amparo, Águas de Lindóia, Avaré e Caconde e também os Municípios de Interesse Turístico (MIT) (os já nomeados e também os que pleiteiam o título) de Piedade, Americana, Campinas, Itapira e Indaiatuba.

Itapira foi representada pela chefe de Turismo Wanella Bitencourt e pelo taxidermista responsável pelo Museu de História Natural e também Secretário do COMTUR de Itapira, José Carlos Simão Cardoso Júnior. Através de dinâmicas, atividades e discussões, a oficina teve como objetivo central explicar aos gestores a importância de envolver atores de diferentes frentes sociais durante o processo de desenvolvimento turístico do município, de modo a unir e fortalecer elos entre diferentes setores e trabalhar as redes.

“Ao explicar o processo de como desenvolver uma governança local, os mediadores do curso descreveram exatamente o que estamos fazendo no Programa de Desenvolvimento Turístico de Itapira, o PROTUR. Ficou claro que além de estarmos trabalhando no sentido correto, essa é a melhor forma de fortalecer os trabalhos e garantir bases estáveis para um trabalho de longo prazo e com maior garantia de sucesso”, afirmou Wanella.

Esse foi o penúltimo dos cinco encontros. O último acontece no próximo dia 10 de agosto, também em Atibaia, e tem como tema “Branding para seu destino turístico: Investimento, marketing e promoção da competitividade”. O encerramento oficial e entrega dos certificados ocorre em setembro, em data ainda a ser definida.

Matéria: ASCOM

 

Comentários