Governo do Estado lança programa ‘Nova Frota SP Não Para’

Uma nova plataforma de ajuda aos municípios foi lançada pelo Governo do Estado, Trata-se da “Nova Frota SP Não Para”, que tem como proposta auxiliar os municípios paulistas nas solicitações de mais de três mil veículos e maquinários essenciais para a prestação de serviços aos cidadãos. O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Mogi Guaçu, Marcelo Vanzella Sartori, participou do lançamento da plataforma digital no Palácio dos Bandeirantes.
A iniciativa tem como ponto central desburocratizar os processos e centralizará as requisições num único local. Até então, os pedidos estavam espalhados por diversas secretarias e órgãos do Estado de São Paulo. O investimento é na ordem R$ 1 bilhão para aquisição de três mil equipamentos.
“A medida dá mais transparência para o processo de solicitações e garante que as Prefeituras tenham igualdade de oportunidade para participar, a partir de critérios técnicos. Assim, os municípios terão acesso a um canal direto para que cada Prefeitura possa fazer sua solicitação de forma online, de acordo com as principais demandas
locais”, comentou o secretário.
A plataforma integra quatro secretarias de Estado – Agricultura e Abastecimento; Diretos da Pessoa com Deficiência; Infraestrutura e Meio Ambiente e Saúde.  Também reúne seis programas que já realizam a entrega
de veículos e máquinas em todo o Estado: Patrulha Agrícola, Agro SP+Seguro, Cidade Acessível, Corta Fogo, Resíduos Sólidos e Aperfeiçoamento SUS.
Marcelo Sartori contou que, por meio do novo canal, os prefeitos dos 645 municípios poderão solicitar ao Estado máquinas e outros veículos. O site disponibiliza diversas opções, como ambulâncias, vans, caminhões de
coleta seletiva e caminhões pipa, além de máquinas pesadas, como tratores, motoniveladoras, triturador de galho, retroescavadeiras e Kit Patrulha Agrícola com trator de rodas, distribuidor de adubo, distribuidor de sementes, pulverizador, grade aradora e arado subsolador.
“Cada Prefeitura selecionará até cinco equipamentos de necessidade de seu município, sendo que o quantitativo de máquinas que cada cidade receberá será definido levando em consideração critérios como população e outros indicadores técnicos relacionados aos programas de cada secretaria”, explicou.
Segundo Sartori, o lançamento da ferramenta é mais um avanço que contribuirá com a atual Administração Municipal na promoção de políticas públicas com foco na aproximação e desburocratização das relações entre
o Governo de São Paulo e as Prefeituras. “Ao conferir a transparência e modernização do processo, o Nova Frota SP Não Para visa fortalecer a autonomia dos municípios, estimular a geração de empregos diretos e indiretos e impulsionar o desenvolvimento econômico local”, finalizou.
 

Comentários