31/03 – Dia da Nutrição: saúde mental afeta relação com a comida e imagem corporal

Disformia corporal e compulsão alimentar afetam também a saúde física das pessoas

O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, celebrado em 31 de março, visa conscientizar as pessoas sobre a relação da alimentação saudável com a saúde. Questões relacionadas à saúde mental como disformia corporal e compulsão alimentar afetam a relação com a comida, impactando também na saúde física das pessoas.

A compulsão alimentar é um distúrbio que se caracteriza pela ingestão descontrolada de alimentos independentemente de o indivíduo estar com fome ou não. Já a disformia corporal, se caracteriza quando a pessoa foca de forma obsessiva em algum aspecto específico de sua aparência, se incomodando de forma exacerbada com características que vê no espelho.

Para ambas as situações, o acompanhamento psicológico é imprescindível para entender as causas dos problemas e controlar os distúrbios. Para falar sobre o tema, tenho como sugestão de porta-voz a psicóloga Luciene Bandeira, diretora de saúde mental do Grupo Conexa e responsável técnica pela empresa Psicologia Viva.

O que acha? A pauta interessa?

Sobre o Grupo Conexa  

Player de saúde digital, o Grupo Conexa cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.

 

Comentários