‘PLANTA ON-LINE’ DE JAGUARIÚNA COMPLETA UM ANO COM MAIS DE 750 PROJETOS E ECONOMIZA 15 MIL IMPRESSÕES
Foto: arquivo
Mais de 750 projetos foram cadastrados e avaliados pelo Planta On-line em um ano, segundo dados da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Jaguariúna, responsável pelo serviço.
Cerca de 400 profissionais da engenharia e arquitetura utilizaram a plataforma no mesmo período. A nova ferramenta dá mais agilidade na aprovação de projetos de edificação no município.
Com o Planta On-line, mais de 15 mil páginas deixaram de ser impressas – projetos e plantas de edificações que antes tinham de ser apresentados em papel –, o que representa uma economia de cerca de R$ 60 mil para os solicitantes e é uma ação alinhada com as melhores práticas de desenvolvimento sustentável e de uso racional de recursos.
O novo serviço da Prefeitura de Jaguariúna foi implementado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano em 26 de janeiro do ano passado e permite que os projetos de aprovação de construções residenciais, comerciais e industriais não ocorram mais em papel, mas em ambiente totalmente digital.
Desde o protocolo até o Habite-se, tudo é feito em ambiente 100% digital, agilizando a aprovação dos projetos e reduzindo custos aos construtores.
“A aprovação digital trouxe muito mais rapidez. Ao invés do processo físico ficar indo e vindo entre os departamentos da prefeitura, agora cada responsável da prefeitura consegue acessar todo o protocolo, de forma digital”, explica a secretaria.
“Agora já estamos implementando também a emissão de diversas certidões pelo Planta On-line, como certidão de numeração, certidão de uso e ocupação do solo e de viabilidades para construções. Tudo agora será digital”, completa a secretaria.