Artur Nogueira está entre as cidades mais seguras da RMC

Dados de criminalidade e produtividade policial são oficiais e divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

Em 2023, Artur Nogueira registrou os índices de segurança pública mais favoráveis dos últimos 10 anos – em relação a roubos, furtos e roubos de veículos, prisões em flagrante realizadas, quantidades de pessoas presas e veículos recuperados.

Comparando os índices das vinte cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas, em especial aquelas com mais de 50.000 habitantes, Artur Nogueira obteve o melhor número (ocorrências por número de habitantes) no que diz respeito às ocorrências de roubo.

O estudo foi feito pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e os dados de criminalidade e produtividade policial foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, portanto, oficiais.

O secretário da pasta, Roberto Daher, destacou que os resultados são frutos do comprometimento da Guarda Civil Municipal (GCM) e das melhores condições de trabalho promovidas pela gestão do prefeito Lucas Sia (PSD).

“Recebemos viaturas novas e armamentos adequados, bem como um excelente suporte dado pelo Setor de Inteligência, responsável pelo monitoramento e apontamento dos locais mais sensíveis em termos de criminalidade e, claro, o CANIL, com os cães farejadores”, pontua Daher.

O prefeito Lucas Sia (PSD) elogiou o trabalho da GCM e reforçou o compromisso da gestão com a segurança dos munícipes. “Esses números refletem a importância das medidas adotadas para garantir a tranquilidade dos nogueirenses. Continuaremos investindo e apoiando as forças de segurança”, diz.

ALGUNS DADOS DE OCORRÊNCIAS E PRODUTIVIDADE

Em todos os anos, entre 2013 e 2023, os números revelam uma significativa queda nas ocorrências. Confira alguns desses dados:

Ocorrências em 2013:
* Homicídios: 4
* Furtos: 775
* Roubos: 164
* Furtos e roubos de veículos: 174

Ocorrências em 2023:
* Homicídios: 3
* Furtos: 413
* Roubos: 44
* Furtos e roubos de veículos: 106

Produtividade policial em 2023:
* Flagrantes lavrados: 158
* Pessoas presas/apreendidas: 359
* Veículos recuperados: 79