Águas de Holambra amplia em 35% a produção de água e assegura a qualidade do abastecimento

O investimento traz benefícios para população e garante a demanda futura da “Cidade das Flores”

As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tulipas serão entregues nesta quarta-feira, dia 11, no município de Holambra, no interior de São Paulo. Com um investimento superior a R$ 8,2 milhões, a obra representa um aporte per capita de R$ 542,36, cerca de sete vezes maior que a média nacional de investimentos em saneamento, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Esse esforço destaca a prioridade do município em oferecer um abastecimento mais eficiente para a população e estar preparado para atender à crescente demanda de água, impulsionada pelo aumento populacional e pelo turismo.

A concessionária Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento uma das maiores empresas privadas do setor no Brasil, é a responsável pelo sistema de água do município, em parceria com a gestão local, e conduziu a obra de modernização da infraestrutura hídrica com aumento de 35% na capacidade de produção de água tratada na ETA Tulipa, passando de 90 para 120 litros/segundo. Isso representa mais de 2,5 milhões de litros de água por dia.

“Nosso foco está na segurança hídrica, e trabalhamos para garantir o abastecimento para os moradores e visitantes de Holambra. A produção de água tratada, centralizada em um só local, possibilita agilidade na operação e na manutenção do sistema, certificando também a qualidade”, afirma a diretora executiva da Águas de Holambra, Isabelly Gonçalves.

Tecnologia, modernização e outros investimentos

A ampliação da ETA Tulipas inclui a instalação de uma nova adutora de 1.400 metros de extensão e 355 milímetros de diâmetro, feita de polietileno de alta densidade (PEAD), material reconhecido pela resistência e eficiência. Essa infraestrutura avançada reforça a capacidade operacional e a resiliência do sistema de abastecimento de Holambra, reconhecida por sua universalização do saneamento básico.

“Investimos continuamente para assegurar serviços de qualidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Nos últimos 12 anos, houve um aumento populacional de 33%, segundo dados do Censo 2022. Além de beneficiar os moradores, essas melhorias apoiam a vocação turística de Holambra”, afirma André Borges, diretor-presidente da Águas de Holambra.

A cidade chega a receber mais de 300 mil visitantes anuais na Expoflora, maior festival de flores e plantas ornamentais do país. Conhecida como a “Cidade das Flores”, Holambra combina tradição holandesa, desenvolvimento, gestão eficiente e planejamento sustentável. Na recente estiagem que acometeu a região, o abastecimento do município foi mantido sem grandes comprometimentos.

Saneamento e saúde pública

Holambra é destaque nacional no setor de saneamento, garantindo acesso universal à água potável e tratamento de esgoto. Para se manter nesta posição, ações que otimizam os serviços e garantem a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, acontecem continuamente no município.

O destaque no Ranking do Saneamento 2024, recém-lançado pelo Instituto Trata Brasil a partir da análise dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), é reflexo das intervenções conduzidas pela expertise da Aegea, holding da qual a concessionária faz parte. A empresa é reconhecida pela capacidade de investimento e por empregar tecnologia avançada nas operações das mais de 500 cidades onde atua, atendendo mais de 31 milhões de pessoas em 15 estados de norte a sul do país.