Hospital Municipal e Rede Básica contarão com apoio de estagiários em medicina a partir de hoje.

Alunos do 5° ano de Medicina da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) começaram nesta segunda-feira, 13, os estágios na Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, incluindo diversos setores do Hospital Municipal, Serviço Municipal de Cardiologia, Centro de Hemodiálise e Rede Básica de Saúde.

Aproximadamente 20 deles foram recepcionados hoje de manhã na sala de reuniões do Hospital para um breve treinamento sobre os protocolos internos administrativos e funcionamento geral do serviço. As instruções ficaram a cargo da enfermeira Denise Cristina Pereira dos Santos, do Núcleo de Educação Permanente Enfermagem do HMI. Logo após essa capacitação, os estagiários foram divididos em grupo e iniciaram as atividades nos setores. Os médicos da Secretaria de Saúde serão os preceptores.

“Esse é um momento histórico para os cidadãos itapirenses. Essa parceria entre a faculdade de medicina e o Hospital Municipal só aconteceu devido a excelência de nossos profissionais que podem dar essa contribuição para os alunos. Será uma interação que todo mundo ganha: o hospital com mais profissionais, os estudantes com conhecimento e os pacientes com um atendimento ainda melhor”, destacou o médico Dr. Newton Santana, Diretor Administrativo do Hospital Municipal.

Ao longo desse ano, a Secretaria Municipal de Saúde deverá receber aproximadamente 80 estagiários de Medicina da UniFAJ. “Eles estarão no município às segundas, terças e quartas-feiras o dia todo e na sexta-feira pela manhã. Esses estudantes farão estágio no Hospital Municipal e em duas Unidades Básicas de Saúde: a Flávio Zacchi e a Central”, explicou a Diretora de Integração de Ensino e Serviço do curso de Medicina da UniFAJ, Celene Aparecida Ferrari Audi.

A parceria para o estágio ocorre através do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), um instrumento instituído pela Portaria Interministerial nº 1.127, de 6 de agosto de 2015 para fortalecer a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Em novembro havia sido realizada uma reunião com as instituições de ensino superior de Itapira e região sobre esse assunto. Vale lembrar que alunos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) já atuam como estagiários no Hospital Municipal.