Organizada pela Prefeitura, Caminhada do Salvador leva centenas de participantes ao Morro do Cristo
São 20 anos de caminhada e uma constatação: a união entre um esporte saudável – caminhar – e a motivação da fé de quem a iniciou atraem mais participantes a cada edição. Nas primeiras horas da última sexta-feira Santa, 19 de abril, centenas de pessoas se reuniram silenciosamente, a princípio, e participaram do alongamento orientado por um professor de Educação Física, em meio a uma animação crescente.
Afinal, ali, naquele espaço e em clima de comunhão, muitos estavam se reencontrando após a edição do ano passado e era hora de colocar a conversa em dia. Esse foi o clima inicial da Caminhada Ecológica “Amigos do Salvador”, que em 2019 comemora sua 20ª edição mantendo viva a tradição iniciada por seu criador, Salvador Martins Barbosa (in memoriam).
A novidade, dessa vez, é que o evento foi totalmente organizado pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SeJEL). A concentração começou às 3h da manhã, em frente à Igreja Matriz Nova, de onde os participantes iniciaram a jornada de 23 quilômetros às 4h. A maioria do percurso foi por estradas rurais, até a chegada ao Morro do Cristo, em Pedreira.
Os caminhantes receberam toda a estrutura necessária para completar o percurso, incluindo o apoio das Secretarias de Segurança Pública e de Saúde, que escalaram batedores da Polícia Municipal, ambulâncias e veículos de apoio para acompanha-los. Já o número de banheiros químicos (masculino e feminino) dobrou, assim como a quantidade de frutas e água disponíveis.
A prática esportiva saudável de uma caminhada e a fé que moveu seu fundador persiste até hoje e já faz parte do calendário anual de eventos de Jaguariúna. “A Caminhada do Salvador” terá nosso total apoio em 2020″, garante o titular da SeJEL, secretário Rafael da Silva Blanco, que fez o percurso acompanhado pelo prefeito Gustavo Reis e sua noiva Larissa Buschinelli.
Fotos: Ivair Oliveira