PROJETO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA É DESTAQUE NA COLÔMBIA


O projeto “A música e filmes através das décadas” desenvolvido pela secretaria de educação da Prefeitura de Jaguariúna dentro das escolas da rede municipal, em parceria com o programa “Escola Plus” da SKY, foi destaque no “III Congresso IberoAmericano Escuela Plus”.

Esse congresso, que aconteceu na Colômbia durante a última semana, abordou o tema “Transformação digital em Sala de Aula” – reflexão e diálogo sobre a relação entre mídia, comunicação e educação.

A professora de inglês e idealizadora do projeto, Vania Aparecida Pezzo Kmit, apresentou os seus métodos e conquistas para uma plateia recheada de destaques na América Latina em comunicação e educação.

De acordo com a secretária de educação, Cristina Catão, essas práticas inovadoras precisam ser compartilhadas e a parceria com a SKY favoreceu essa ação. “Nossos alunos estão em boas mãos. Aprendem de uma forma diferente, mais divertida e interessante. Se desenvolvem com mais facilidade e rapidez. É importante usar a tecnologia e a criatividade a nosso favor”, afirmou a secretária.

PROJETO

O projeto “A música e filmes através das décadas” utiliza de métodos alternativos, como músicas e filmes, para ensinar a língua inglesa aos alunos do ensino fundamental II.

O objetivo dessa iniciativa é mostrar que as ferramentas de tecnologia e informação, oferecidas pelo programa “Escola Plus”, podem se mostrar interessante na construção e no desenvolvimento do conhecimento, despertando um maior interesse e motivação nos estudantes.

“As metodologias para se desenvolver o ensino da língua inglesa devem ser diversificadas a fim de estimular e desenvolver o gostar pelo idioma aos alunos do fundamental II, das escolas municipais de Jaguariúna, tornando o aprendizado mais prazeroso. Com as facilidades das tecnologias, os alunos, cada vez mais, anseiam por aulas diferenciadas e motivadas”, revelou a professora.

ESCOLA PLUS

O “Escola Plus” é o mais avançado projeto de educação audiovisual da América Latina”, que disponibiliza gratuitamente o conteúdo da TV paga para enriquecer a grade curricular das escolas da rede municipal de ensino.

Adotado na metade de 2018 pela Prefeitura de Jaguariúna, em parceria com a Sky, o programa é desenhado para complementar o ensino nas aulas com material audiovisual, ele contribui também com o processo pedagógico dos professores.

O objetivo é fazer com que os professores estejam aptos a identificar, dentro da vasta programação disponibilizada, quais são os conteúdos que melhor se adaptam a sua grade curricular e como inseri-los nas ações de ensino e aprendizagem.

Reportagem: Raphael Luna

Foto: Divulgação

 

Comentários