Agosto Lilás começa com ação comunitária sobre proteção às mulheres em Jaguariúna
Programação promovida pelos CRAS e pela Casa da Mulher segue nesta terça e quarta-feira em diferentes regiões da cidade
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Jaguariúna iniciou nesta segunda-feira, 3 de agosto, a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A primeira atividade foi realizada pelo CRAS Florianópolis, em parceria com a Casa da Mulher, como parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF.
A ação teve como objetivo ampliar o acesso à informação, incentivar a participação social e apresentar à população os serviços que integram a rede municipal de proteção às mulheres.
Durante o encontro, foram apresentados os atendimentos oferecidos pela Casa da Mulher, com destaque para o acolhimento, a orientação e o acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Os participantes também receberam informações sobre os direitos garantidos pela legislação, as formas de acesso aos serviços especializados e a importância de buscar apoio diante de situações de violência.
A atividade destacou que a proteção às mulheres depende da atuação integrada entre Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Sistema de Justiça.
Segundo a organização, o trabalho em rede permite oferecer um atendimento mais qualificado, humanizado e efetivo às mulheres e às suas famílias.
Outro tema abordado foi a importância da participação popular no fortalecimento das políticas públicas. A população foi incentivada a conhecer os serviços disponíveis, participar dos espaços comunitários e contribuir para a construção de uma comunidade mais acolhedora e comprometida com a garantia de direitos.
A programação também reforçou que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva. A identificação de situações de risco e o incentivo à procura por atendimento especializado podem contribuir para interromper o ciclo da violência.
As atividades do Agosto Lilás continuam nesta terça-feira, 4 de agosto, no CRAS Nassif, às 9h, e no CRAS Cruzeiro, localizado no Parque José Theodoro, às 13h30.
Na quarta-feira, 5 de agosto, o tema será debatido no CRAS Centro, a partir das 14h.
SERVIÇO
Programação do Agosto Lilás
4 de agosto, às 9h: CRAS Nassif
4 de agosto, às 13h30: CRAS Cruzeiro, no Parque José Theodoro
5 de agosto, às 14h: CRAS Centro
Fonte: Prefeitura de Jaguariúna
Foto: Divulgação
Siga o canal “O Regional” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb6Nnfd2phHTFnbH1d12