Agricultores participam de Dia de Campo em Artur Nogueira

Numa realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e CATI aconteceu em Artur Nogueira o Dia de Campo – Melhoria da qualidade dos solos cultivados – modulo II. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 19 de maio, no Sítio Sertório, com o tema Indicadores visuais de qualidade do solo e efeitos da mecanização em diferentes condições edáficas.

Os palestrantes foram, Afonso Peche Filho (Pesquisador do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico do Estado de São Paulo) e Ednei Antonio Marques (Eng. Agrônomo da Casa da Agricultura de São Bento do Sapucaí, Mestre em Solos pelo IAC ).

O dia de campo está inserido nas ações de capacitação realizadas pela Prefeitura através da Secretaria da Agricultura. Na oportunidade foram abordadas estratégias para que o agricultor monitore a qualidade do solo por ele explorado e realize o manejo de forma a reduzir o impacto ambiental e garantir rentabilidade da exploração.

Os agricultores foram sensibilizados quanto a necessidade de adoção de práticas mecânicas e vegetativas que contribua para melhoria da qualidade dos solos. Esta é uma das ações incentivadas pela administração atual, através do Programa Integrado de Conservação do Solo previsto no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do período de 2014 a 2017.

dia-de-campo

 

Comentários