Águas de Holambra usa câmera de vídeo para inspeção em rede de esgoto

A Águas de Holambra passou a contar com um importante reforço para aprimorar os serviços de manutenção da rede de esgoto da cidade. Na semana passada, a equipe técnica da concessionária começou a trabalhar com uma câmera especial de vídeo para detecção de eventuais irregularidades existentes na rede.

O equipamento já é utilizado com sucesso em outras unidades da Aegea  e agora passa a compor também os recursos operacionais da Águas de Holambra. A câmera é conectada a um computador e registra, em tempo real, a parte interna da tubulação por meio de vídeo e também fotos. O equipamento facilita a identificação dos problemas de entupimento, o que é comum na rotina dos técnicos da empresa que atuam na rede de esgoto. A primeira rede a passar pela inspeção está localizada na Rua Dória Vasconcelos.

Durante o trabalho, uma sonda com capacidade de até 120 metros é conectada à câmera e lançada pela tubulação da rede de esgoto que permite visualizar qualquer anormalidade, desde lixo acumulado, restos de comida ou gordura nas paredes dos tubos até ligações clandestinas de esgoto em galeria pluvial ou ligação irregular de água de chuva. São casos, sobretudo, que impedem a passagem do esgoto e provocam, consequentemente, o extravasamento ou exigem a manutenção na rede.

No próximo período, a equipe técnica vai trabalhar na programação de serviços a fim de definir quais regiões da cidade devem ser atendidas com o equipamento. “É importante ressaltar que as imagens da câmera também detectam a vida útil e condições da tubulação. A câmera além de auxiliar a rotina de trabalho, traz agilidade e mais eficiência na manutenção, pois a abertura da vala, por exemplo, é feita apenas no local exato identificado pelo equipamento. Esse fator contribui principalmente para reduzir os custos e impactos da obra aos clientes”, declara Alan Pedra, Analista de Engenharia Jr, da Regional São Paulo da Aegea, que auxiliou nas primeiras ações com o novo equipamento em Holambra.

WhatsApp

A partir desta semana os clientes da Águas de Holambra já podem utilizar o WhatsApp para atendimento comercial, inclusive aos finais de semana para casos emergenciais. Por meio do número  (019) 97405-9200, os clientes da concessionária podem esclarecer dúvidas e também solicitar a execução de serviços.

 

Comentários