Águas subterrâneas do Aterro Sanitário e entorno passam por avaliação de contaminação

Na última segunda-feira, 7, a água dos poços de monitoramento espalhados pelo Aterro Sanitário Municipal e adjacências foram coletadas para análise referente a contaminação do solo. Uma empresa especializada foi contratada pela SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) para fazer a avaliação e, assim, cumprir os requisitos da legislação ambiental e da licença de operação do aterro.

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) publicou em 2005 (e atualizou em 2014) uma lista preliminar de valores orientadores para proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas. Os índices foram estabelecidos para agilizar e facilitar as decisões visando a prevenção e controle de algum tipo de poluição.

Técnicos da SAMA explicaram que essa não foi a primeira coleta de água para análise e que a pasta mantém um monitoramento contínuo dos valores de referência, sempre com resultados satisfatórios. Isso indica que a impermeabilização do solo está funcionando adequadamente e evitando qualquer tipo de contaminação.

 

Comentários