“Alinhamento visual’ de planetas com a Lua é atração no Polo Astronômico de Amparo-SP

Programação especial marcada para o sábado (10) começa às 18h e as atividades prosseguem até as 22h; visitante tem a chance de acompanhar o espetáculo pelo maior telescópio refletor do Brasil que entrou recentemente em operação no complexo

O Polo Astronômico de Amparo, no interior de São Paulo, promove uma programação especial para o público no sábado (10), véspera do Dia dos Pais, para acompanhar o “alinhamento visual” dos planetas Júpiter e Saturno com a Lua. As atividades têm início às 18h e prosseguem até as 22h. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), para estudantes, professores, idosos e portadores de necessidades especiais. A compra pode ser feita pelo site www.poloastronomicoamparo.com.br.

“Até o início de outubro, Júpiter e Saturno continuam bem visíveis no céu logo no início das noites. E no sábado será ainda mais fácil identificá-los, porque formarão o ‘alinhamento visual’ com a Lua, que está em sua fase crescente. Os astros serão os pontos mais brilhantes a oeste e leste de nosso satélite natural, respectivamente”, explica o diretor do Polo Astronômico, o professor Carlos Eduardo Mariano.

Para o espetáculo de sábado (10) os instrumentos do complexo astronômico de Amparo estarão especialmente voltados para o “alinhamento visual”, que será formado no céu. Os visitantes têm a oportunidade de observar os planetas pelo mais novo telescópio refletor de 650mm de abertura – o maior do Estado de São Paulo e do Brasil utilizado para o uso do público – enquanto, que os outros telescópios do Observatório estarão com o foco da Lua.

A imagem mostra o aspecto de uma parte do céu que será visível no próximo sábado por volta das 18:30 horas. Lua, Júpiter e Saturno estarão bem altos no céu. Imagem extraída do Stellarium (software gratuito que desenha o céu estrelado de qualquer época e de qualquer região do planeta).

“É importante lembrar que teremos um ‘alinhamento visual’ e não real no espaço tridimensional. Como a Lua gira em torno da Terra e demora cerca de 27 dias para completar uma volta, observamos o seu movimento no céu com relação aos astros mais distantes como os planetas e as estrelas. Assim, regularmente podemos visualizá-la  aparentemente mais próxima dos planetas, que estão ao fundo e bem mais distantes do que ela”, detalha o diretor do complexo.

A programação do final de semana oferecido pelo Polo Astronômico de Amparo traz ainda sessões no Planetário Digital, às 18h20, às 19h20 e às 20h20, com o tema “Céu de Inverno”, além de observações detalhadas dos anéis e dos seis maiores satélites de Saturno. As crateras, montanhas e ranhuras da superfície lunar também podem ser vistas durante a noite.

Área privilegiada para a observação
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, em Amparo, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal em vigor desde o início das atividades, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”, o que proíbe a presença de luz artificial.

O observatório está totalizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no Km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, no bairro Sertãozinho. O complexo conta com estacionamento gratuito e completo serviço de lanchonete..

Serviço 
Polo Astronômico de Amparo
Endereço
 – Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, Bairro Sertãozinho, Amparo-SP
Informações – www.poloastronomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 99295-9586 ou (19) 99412-1902

 

Comentários