Alunos da Escola Irineu Espedito Ferrari participam de Gincana sobre coleta seletiva

A ação, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, faz parte da programação da “Semana do Meio Ambiente”, que acontece desde o dia 3 e vai até o dia 9 de junho.

Durante a gincana, os alunos de ensino fundamental foram divididos em dois times, o Fogo (vermelho) e o Tsunami (azul). Na primeira atividade, o objetivo era separar os lixos recicláveis em seus respectivos lugares no menor tempo possível, com acréscimo de 1 segundo a cada erro. Melhor para o time Tsunami, que cumpriu a atividade em apenas 1 minuto e 42 segundos.

A segunda, e decisiva, atividade foi uma espécie de “pega-bandeira”. Com direito a gritos de guerra e muita disposição, os times precisavam atravessar o campo do adversário em busca do material reciclável, e em seguida, depositá-lo no lugar correto. Dessa vez, a brincadeira terminou empatada e por ter vencido a primeira tarefa o time Tsunami ganhou a Gincana.

Conforme a Secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, o principal intuito da ação é conscientizar os alunos e fazer com que eles repassem esse aprendizado. “Não existe nada melhor do que aprender e se divertir. As questões ambientais são importantes, quanto mais cedo eles aprenderem a cuidar e proteger o meio ambiente, será melhor para todos”, disse a secretária.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA DO MEIO AMBIENTE

04/06 (segunda-feira) – 19h30 – campus II do UniFAJ: Seminário “Sustentabilidade em todos os cantos”;

05/06 (terça-feira) – 9h00 – Escola Municipal Ângelo Bizzo: Palestra de mobilização para início da coleta seletiva nos Bairros Bom Jardim e Santo Antônio do Jardim;

06/06 (quarta-feira) – 9h00 – Teatro Municipal: Premiação do Concurso de Maquetes com o tema “A importância da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Município de Jaguariúna” e do “Concurso de Pintura em Tela, com o tema “A Importância da Proteção de Nascentes”;

07/06 (quinta-feira) – 8h00 – Espaço Multimodal Sylvio Venturini, no Parque Serra Dourada: Ação entre Amigos – Intergeracionalidade;

08/06 (sexta-feira) – 9h00 – Parque José Theodoro de Lima: Atividade de visitação monitorada na Nascente Modelo;

08/06 (sexta-feira) – às 9h00 ou às 14h00 – Escola Municipal “Professora Oscarlina Pires Turato”, no bairro Tanquinho Velho: atividade dos alunos da escola em parceria com o curso de Medicina Veterinária do UniFAJ; – Obs: atividade a ser confirmada.

09/06 (sábado) – das 8h00 às 13h00, na Praça Umbelina Bueno (Centro): Encerramento da Semana do Meio Ambiente com Mutirão de doação de mudas para plantio em calçadas e aplicação de questionário sobre arborização urbana, além de conscientização sobre economia de água, sobre a proibição de queimadas em área urbana e quanto ao combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Haverá apresentação com alunos da Escola das Artes e do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de Jaguariúna.

 

Comentários