Alunos de Enfermagem da FAJ promovem aconselhamento sobre câncer de Mama

Os estudantes do 8º semestre do curso de Enfermagem comandaram uma ação que disponibiliza atividades de orientação para a comunidade com foco na prevenção do Câncer de Mama. A ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família Roseira de Baixo, em Jaguariúna, no dia 5 de outubro, e teve como objetivo levar conhecimento a população frente a campanha Outubro Rosa.

Durante todo o mês será apresentado aos pacientes presentes na unidade vídeos institucionais para que todos tenham consciência do Outubro Rosa, visando auxiliar no conhecimento do Câncer de Mama.

Segundo a professora responsável pela orientação dos alunos, Patrícia Queiroz, os grupos utilizaram metodologias ativas para as explicações sobre o câncer, oferecendo uma experiência na prática aos estudantes e mostrando a importância de disponibilizar um ambiente de saúde acolhedor e receptivo aos pacientes. A conversa sobre o câncer de mama com as mulheres, seus companheiros e famílias, ajudou a tornar as pessoas mais conscientes de que elas são as maiores responsáveis pela preservação da própria saúde.

“Como docente sinto-me satisfeita, uma vez que o olhar dos alunos foi além de reproduzir informação, preocupando-se com torna-la acessível e agradável”, completa a docente.

Segundo o MS, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

 

Comentários