AMPARO RECEBE ESPETÁCULO CIRCENSE NO DIA 17 DE SETEMBRO

Contemplados pelo Programa de Ação Cultural com o projeto “Pé na Estrada com Buiú & Teta: a saga de um apocalipse sem fim”, para circular por seis cidades do interior do Estado de São Paulo, a Dupla de palhaços Buiú & Teta, apresentam o espetáculo A Trombeta Apocalíptica, no dia 17 de setembro e realizam oficinas de intervenção cênico-urbana, nos dias 16 e 18 de setembro, tudo GRATUITO. A direção é de Cida Almeida e a interpretação dos artistas Karine Lopes e Wilson Saraiva.

Dois palhaços chegam na cidade para vender porções dos quitutes de reviradinhos “Vai Que Sobra”. Porém, são interrompidos por uma trombeta que berra aos quatro ventos absurdos que impedem que Buiú e Teta continuem com suas vendas. Entre as notícias anunciadas “pela trombeta” estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar.

Na corda bamba entre a vida e a morte, a fome e a comida, o choro e o riso, os palhaços bolam inusitados planos para dar a volta nas notícias e seguir com sua banca de quitutes aberta. Formados na antiga técnica de vender o almoço para comprar a janta, Teta e Buiú, darão nó em pingo d’água pra saírem daí de bolsos cheios?

Ao perguntar para a diretora e formadora de palhaços há mais de 20 anos sobre como é dirigir esse trabalho, Cida Almeida comenta aos risos “Dirigir figuras palhacescas, uma dupla como Buiú e Teta, é tentar estabelecer pontos de ancoragem para uma possível volta à história que pretendem contar. Simplesmente. Direção é uma palavra muito complexa quando se trata de dirigir uma dupla de palhaces com personalidades próprias, raciocínios muito particulares e uma vida com tantas incertezas!”

A dupla circulará pelas cidades de Amparo, Itapira, Piracicaba, São Carlos, São José dos Campos e Suzano. O projeto conta, além da apresentação do espetáculo, com vivências de linguagem em intervenção cênico-urbana, isto é, uma oficina com seis horas de duração realizada em cada uma dessas cidades.

O palhaço e produtor Wilson Saraiva explica a ação formativa “a vivência de linguagem é conduzida pela Karine e por mim, a ideia é partilhar nosso olhar para intervenção cênica em espaço público. Essa atividade, para nós, é uma forma de estabelecer trocas com artistas nas cidades visitadas e, mais uma vez, interromper o cotidiano dos espaços, só que agora junto do coletivo de participantes das oficinas”.

A Trombeta Apocalíptica nasceu de um projeto realizando intervenção em praças e transportes públicos na capital paulista. O ensejo inicial era dialogar com os transeuntes e os trabalhadores que ocupam esses espaços no dia a dia.

Karine Lopes, que além de palhaça é cenógrafa e figurinista no espetáculo diz que a “dupla arma a barraca como se fosse abrir o circo, com elementos que dialogam nesses dois universos, hasteiam suas bandeiras e abrem suas tendas, em formato de guarda Sol. Carregam em seu carrinho seu sustento, assim, como fazem os artistas circenses, o mesmo transforma-se na banca do Reviradinho Vai que sobra aos olhos do Público.

Por ter sido uma obra que nasceu em meio à pandemia, o espetáculo contou com a direção à distância (por meio de chamadas de vídeo da diretora), em 2020. Agora, após a vacinação, a dupla pode entrar em sala de ensaio com a encenadora para revisitar a história. Completando a trupe, o projeto contou com a criação autoral de parte da trilha sonora, desenvolvida pelo ator e músico Thales Alves, que buscou aproximar o universo mágico melódico dos ritmos populares brasileiros ao caráter “palhacesco” da sobrevivência cotidiana de Buiú e Teta.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Karine Lopes e Wilson Saraiva. Provocações Dramatúrgicas e Direção: Cida Almeida. Palhaço Buiú: Wilson Saraiva. Palhaça Teta: Karine Lopes. Trilha sonora: Thales Alves. Preparação Corporal: Erickson Almeida. Cenografia e Figurino: Karine Lopes. Cenotécnico: Leandro Bruno. Assistente de figurino: Léo Paz. Oficineiros: Karine Lopes e Wilson Saraiva. Designer Gráfico: Ed Peixoto. Produtores locais: Alexandre Cruz, Cibele Zucchi, Danilo Lopes, Leandro Delgado, Magna Eliez, Rossana de Marchi (De Marchi Prod. Eventos). Parceiros: Cia Espelunca de Teatro; Cia D’Vergente de Teatro; Cia Lázara de Teatro e Audiovisual; Cia Talagadá; Coletivo Circo no Quintal; Companhia O Grito; Teatro da Neura. Produção: Wilson Saraiva. Produção Artística: Buiú & Teta.

 Contato

Instagram e facebook: buiueteta

E-mail:buiueteta@gmail.com

SERVIÇO

A Trombeta Apocalíptica – AMPARO – SP

Espetáculo de palhaços da Dupla Buiú & Teta.  De graça.

Com os artistas Karine Lopes e Wilson Saraiva.

Dia 17 de setembro, sábado, 16h, na Praça Pádua Salles, no Centro, Amparo

Vivência de linguagem: intervenção cênico-urbana – AMPARO – SP

Inscrições on-line, visite @buiueteta para saber mais

Dia 16 de setembro, sexta, 19 – 22h, CINE FOTO CLUBE AMPARO, R. Treze de maio, 35 – Centro, Amparo.

Dia 18            de setembro, domingo, 10 – 13h, CINE FOTO CLUBE AMPARO, R. Treze de maio, 35 – Centro, Amparo

 

 

Comentários