Campanha já imunizou mais de 980 animais em Holambra

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal promovida pela Prefeitura atendeu até a tarde dessa quarta-feira, dia 23 de agosto, 982 cães e gatos em Holambra. O serviço de imunização, que é gratuito, segue até sexta-feira em tenda montada na Nossa Prainha e, no sábado, dia 26, segue para o encerramento em frente ao Salão da Terceira Idade.

Os agentes da Vigilância em Saúde percorreram desde o último sábado, dia 19, os bairros Palmeiras e Imigrantes com postos fixos, além das comunidades do Fundão, Camanducaia, Floramar e Borda da Mata com equipes volantes – que seguem nessa quinta-feira, dia 24, para o Pinhalzinho.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, a procura pela vacina está “dentro do esperado”. Mas ele faz o alerta: “A campanha não deverá ser prorrogada. É importante que todos os proprietários de cães e gatos se programem para levar seus animais às áreas de atendimento até o dia 26 de agosto”.

Devem receber a dose animais com idade igual ou superior a três meses. A recomendação do setor é que eles estejam com coleira e guia no momento da vacinação e que sejam conduzidos por um adulto. “As fêmeas em gestação podem ser vacinadas normalmente”, explica a médica veterinária da equipe, Soraya Groot. “As únicas restrições são para animais que apresentem sintomas como vômito, diarreia, febre ou que estejam sem se alimentar por vários dias”.

Nesses casos, a orientação de Soraya é que os proprietários procurem contato o setor de Vigilância em Saúde por meio do telefone (19) 3802-2744. A raiva, segundo a veterinária, é uma doença sem cura e que pode levar à morte. “Por isso, a prevenção é fundamental”, reforça. Entre os sintomas da raiva estão mudança de comportamento, dificuldade para engolir e excesso de salivação. Não há registros de casos da doença em Holambra.

Confira os postos de vacinação
Tenda na Nossa Prainha: até sexta-feira, 25 de agosto, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Equipe volante circulando pelo Pinhalzinho: 24 de agosto.
Salão da Terceira Idade: somente em 26 de agosto (sábado), das 8h às 16h.

Matéria: ASCOM

 

Comentários