CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA ASSISTIDOS DOS CRASs COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA, 23

Começa na segunda-feira (23), a capacitação “Formação ao Mundo do Trabalho”. A ação da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim aproximará famílias em vulnerabilidade social do mercado de trabalho.

O Projeto de Inclusão Produtiva ocorre por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Governo, com a consultoria do SEBRAE-SP, dentro do Programa de Fortalecimento Local e Inclusão Produtiva através do Consórcio Empreendedor SEBRAE.

Quando será?

A capacitação ocorrerá durante quatro semanas. O início está marcado para a segunda-feira, dia 23 de maio e a conclusão no dia 13 de junho, também uma segunda-feira. A capacitação será realizada na sede do Sanquim, à Praça Duque de Caxias, nº 169, no Centro. O Sanquim, aliás, por meio de seus colaboradores, é o responsável por capacitar os usuários. Em parceria com a Secretaria de Esporte, os usuários terão acesso a transporte, garantindo a locomoção até o local da capacitação.

Origem e objetivos

A ação é fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Mogi Mirim, firmada em novembro de 2021. O Programa de Inclusão Produtiva estava dentro deste pacote e tem como objetivo “sensibilizar, capacitar e apoiar os técnicos e gestores da Administração Pública municipal e outros atores locais, quanto à construção de ações e projetos de Inclusão Produtiva”. No dia 25 de abril, no Centro Cultural de Mogi Guaçu, aconteceu a apresentação dos projetos regionais do programa, incluindo, além de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira. O ‘Inclusão Produtiva’ ainda tem o apoio da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e é composto por três produtos a serem aplicados:

Produto 1

Inclusão produtiva: o papel da Assistência Social e os demais atores locais;

Produto 2

Inclusão Produtiva: construção de plano de ação;

Produto 3

Inclusão Produtiva: execução dos Plano de Ação.

QUEM PARTICIPA?

Como resultado dessa consultoria foi implantada em Mogi Mirim a Comissão de Inclusão Produtiva, com representantes das secretarias de Assistência Social e de Governo. Assim, o plano contemplará uma capacitação profissional para a “Formação ao Mundo do Trabalho” aos usuários dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), das regiões Norte, Leste e Planalto, vinculados ao Programa Estadual Renda Cidadã.

MAIS PARCERIAS

Além do vínculo com o Sebrae e a FGV, e a parceria com o Sanquim e a Secretaria de Esporte, o Programa de Inclusão Produtiva tem ainda o apoio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que proporcionará possibilidades de encaminhamento ao mercado de trabalho e da Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), que cedeu uma sala com recursos tecnológicos e internet para a capacitação da equipe (técnicos educadores dos CRAS e Coordenação do PAT). Com todas estas ferramentas unidas, Mogi Mirim está desenvolvendo um projeto inovador e piloto que possibilitará mais qualidade de vida e inclusão no mundo do trabalho aos usuários da Política da Assistência Social.

 

Comentários