CEMITÉRIO DA SAUDADE WORKSHOP TRARÁ ALUNOS DA UNICAMP PARA AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DO MURO DE TAIPA
O trecho preservado do muro de taipa centenário do Cemitério Municipal da Saudade, será objeto de estudo do workshop ‘Preservação & Reparo’, que será realizado no dia 27 de setembro, das 9h00 às 16h00. O evento, aberto ao público, será promovido pela Prefeitura de Mogi Mirim, em parceria com o Cedoch (Centro de Documentação Histórica de Mogi Mirim Joaquim Firmino de Araújo Cunha) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e acontecerá dentro das dependências do cemitério.
Fruto de um processo arquitetônico aplicado em 1898, constituído de barro compactado e estacas de madeira, o muro de taipa é um monumento tombado pelo município por meio da lei 3136/1999. Com o projeto de preservação elaborado juntamente com o Cedoch, a Prefeitura de Mogi Mirim realizou uma audiência pública em novembro de 2022. O objetivo na ocasião era dialogar com a sociedade a proposta de manutenção do muro.
Na oportunidade, foi autorizada a preservação de um trecho, já que o restante precisava ser retirado devido aos danos sofridos com o tempo. O trecho preservado foi coberto, numa ação envolvendo a iniciativa privada. Agora, com a participação da Unicamp, será feito um trabalho de limpeza e de retirada de resíduos. Esse processo será conduzido pelo professor e arquiteto Marcos Tognon, que trará seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.