Cine Cosmo premiou melhores filmes da RMC

A Secretaria de Cultura de Cosmópolis realizou no último final de semana a 4ª edição do festival Cine Cosmo – Mostra Audiovisual Hardy Kowalesky. O evento, que contou com a exibição de curtas produzidos na região de Campinas, palestras temáticas e apresentação musical, premiou os filmes mais bem avaliados pelo júri técnico.

A projeção dos filmes aconteceu num super telão inflável, utilizado nas exibições do Projeto Cine Céu. A tela grande, aliada a um som de qualidade, transformaram o Centro Cultural de Cosmópolis numa verdadeira sala de cinema. Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, logo na abertura do evento, a Banda Municipal de Cosmópolis reproduziu diversos temas famosos do cinema, criando o ambiente perfeito para a realização do festival.

Palestras
Além dos filmes da mostra, aconteceram duas palestras que agradaram os participantes do festival. No sábado, dia 3, a cineasta e diretora do Instuto de Artes da UNICAMP Ariane Porto contou sua trajetória e falou sobre a realidade da produção audiovisual atual na região de Campinas e sobre as perspectivas para os próximos anos.

Já no domingo, dia 4, foi a vez do pianista e produtor musical Tony Berchmans trazer ao Cine Cosmo toda a magia das trilhas sonoras e a importância deste artíficio para uma produção cinematográfica. Tony, que é autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema, já esteve em Cosmópolis em outras duas oportunidades, acumulando amigos em nossa cidade.

Voto Popular
Uma novidade na edição deste ano foi a realização do voto popular, que premiou 3 filmes de acordo com o gosto do público que participou do evento. De acordo com o júri popular, os melhores filmes do 4º Cine Cosmo foram:

3º Lugar – Voto Popular: “Temporada de Caça”
2º Lugar – Voto Popular: “Manolo Barbeiro”
1º Lugar – Voto Popular: “Ao Redor da Mesa”

Jurados
No domingo, 04 de dezembro, foram revelados os jurados que foram os responsáveis em avaliar os inscritos no festival. São eles:

Igor Capelatto – Cineasta e professor de cinema, doutorando em Multimeios na UNICAMP, na área de cinema.
Jun Sakuma – Proprietário da Bravo Cinematográfica, produtor, diretor e roteirista formado pela FAAP de São Paulo e pela NYFA de Los Angeles e Nova Iorque.
Sergio Biscaldi – Redator publicitário, escritor e roteirista. Membro do Programa Globosat de Roteiristas, foi aluno de Robert McKee, “guru” do cinema hollywoodiano.

Os premiados
De acordo com a avaliação dos jurados, os 3 melhores colocados no Cine Cosmo em 2016 foram:

3º colocado – “Rio Verdadeiro” – direção de Hidalgo Romero
2º colocado – “Ao redor da Mesa” – direção de Cauê Nunes
1º colocado – “O homem que sabia de menos” – direção de Rodrigo Otaviano

Os vencedores levaram para casa prêmios em dinheiro e presentes. O Cine Cosmo foi realizado com o patrocínio de Opticas Ipanema Cosmópolis, Kaizen Belezaria & Fotografia e People Cosmópolis. O evento contou com o apoio do Projeto Cine Céu e do Hotel Bocaiuva.

 

Comentários