CMDR discute Projeto Nascentes de Holambra em reunião na Câmara

A Câmara de Holambra recebeu na última terça-feira, dia 3 de maio, reunião do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). O tema principal do encontro foi o Projeto Nascentes de Holambra, que prevê a recomposição de matas ciliares, armazenamento de águas pluviais e conservação de solo e de estradas rurais.

O projeto está dividido em três fases. A primeira, financiada pela Agência PCJ, já está sendo executada pela Codasp e tem como objetivo diagnosticar e elaborar projetos individuais de propriedade(PIP) visando a recomposição florestal e recuperação das nascentes. A segunda, financiada pela Fundação Banco do Brasil, pretende recuperar 12 hectares de vegetação nativa no entorno das 171 nascentes do município, além de recompor 4 hectares de vegetação nativa ciliar  da bacia do ribeirão Borda da Mata.

A Agência Nacional de Águas(ANA) deve financiar a terceira fase do projeto. Entre outras ações, estão previstas a implantação de 60 fossas biodigestoras e impermeabilização de tanques escavados para captação de águas de chuva.

Além de membros do CMDR e produtores rurais, participaram da reunião representantes da Agência PCJ, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Codasp(Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), CATI(Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e SAA(Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de SP).

CMDR4

 

Comentários